Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

PREPARE-SE PARA O FUTURO



“A melhor maneira de prever o futuro é cria-lo”. (Peter Drucker).


O futuro é algo que pode acontecer ou não. É mais do que evidente a veracidade deste pensamento, pois é uma situação que está totalmente adstrita[1] a vontade divina. Mas, nem por esta constatação lógica, deveremos esquecer de programar responsavelmente o porvir.
A inevitabilidade da morte, não impede que deixemos de nos preocupar equilibradamente com o futuro, e o grande escritor Ralph Waldo Emerson teve esta convicção, quando pronunciou: “O futuro pertence aqueles que se preparam para ele”.
Realmente, um dos segredos de esperar o futuro está na programação.
Vários exemplos são dados sobre pessoas, que tiveram um começo de vida brilhante. Depois se perderam num emaranhado de erros, e infelizmente passaram por vários apertos. Viveram basicamente no aqui e agora, e neste modo de pensar inteiramente equivocado, esqueceram que a vida não é só o presente, mas que pode haver um bom futuro a ser explorado e vivido.
Como podemos nos preparar de uma forma adequada para o futuro?
Não existem fórmulas mágicas sobre isto, porém numa reflexão mais apurada sobre o assunto, algumas dicas podem ser aqui destacadas:

1. ORGANIZE-SE E USE BEM O SEU TEMPO: 
Deus age com muita organização. Isto se prova na própria criação do mundo. (Gênesis, Capítulos. 1 e 2). Portanto, organize-se. A forma de gerenciar o tempo, não ficará de fora desta programação. Um tempo jogado fora com bobagens, poderá ser a causa de um planejamento desequilibrado. Neste modelo, você perderá oportunidades para um bom futuro. Nada dará certo com desorganização e assim, um porvir que poderia ser claro nesta área, tornar-se-á escuro.

2. SEJA RACIONAL, QUANDO O ASSUNTO FOR DINHEIRO: 
Há um ditado interessante, que preceitua o seguinte: “Dinheiro não admite desaforo”. Razão assiste a este dito popular, pois algumas pessoas gastam todo o dinheiro acumulado, sem ter a menor preocupação de guardá-lo para o vindouro. Sem programação não haverá futuro, principalmente na área econômica. O melhor só vem depois, para aqueles que enxergam o hoje, como um salto para o amanhã. O poupar é imperativo, pois não sabemos o que há de vir, e jamais poderemos jogar dinheiro fora. Medite nisso, e imponha-se a condição de visualizar a área financeira com mais responsabilidade.  

3. APRENDA COM OS ERROS E ACERTOS DE TERCEIROS: 
Verificar a vida de outras pessoas para aprender, não é errado. As experiências equivocadas de semelhantes devem servir de exemplo, para que não possamos cometer os mesmos erros. E da forma inversa, as lições positivas também devem ser copiadas. Observar o que deu certo na vida de um vencedor, notadamente ajudará a um futuro pessoal bem delineado. 

4. ACEITE BONS CONSELHOS: 
Ninguém sabe de tudo neste mundo, e aceitar conselhos é sabedoria sem dor. Devemos ouvir em muitos momentos da existência outras pessoas, principalmente os mais experientes e os mais idosos, pois estes já trilharam o caminho que iremos percorrer. E baseado nisto, passos desnecessários que poderíamos dar ao encontro do erro, serão devidamente evitados.  

5. TENHA BOAS CONVIVÊNCIAS: 
Ligue-se a homens de boas qualidades, se você valoriza sua reputação e seu futuro, pois: “É melhor andar sozinho do que mal acompanhado”. (George Washington). Andar em boas companhias também favorecerá um bom futuro, pois no inverso desta situação, até mesmo a duração da vida pode ser abreviada. Não é exagero tal colocação, pois exemplos negativos existem com força e isto não podemos esconder. Escolha bem os seus amigos! 

6. NÃO SE ENVOLVA COM JOGOS DE AZAR: 
“Há duas ocasiões em que o homem não deve jogar: quando não tem dinheiro e quando tem” (Mark Twain). 
O envolvimento com jogos de azar é tão complicado, que pessoas perderam tudo o que tinham, quando enveredaram nesta situação. Sabemos de milionários que jogaram fora tudo que conquistaram, ao entrarem no vício do jogo. Fugir desta situação é algo necessário, para quem quer ter um presente sadio e um futuro tranquilo.  

7. DEUS É O NOSSO MENTOR:  
Jesus afirmou certa vez: "Sem mim, nada podeis fazer" (João 15.5). Jamais poderíamos esquecer Deus como artífice mor de um futuro venturoso. A nosso ver é o item aqui exposto de maior relevância. Num contexto geral sobre o futuro, o agir do Senhor será preponderante, pois Ele nos protegerá em todas as áreas de nossa existência, principalmente, ao guardarmos nossa saúde (maior bem). Desta forma, vislumbraremos o adiante com uma maior tranquilidade e segurança. Nunca fique longe de Deus, pois só com Ele ao teu lado, serás capaz de olhar para frente, esperando o melhor.    

Evidentemente, que o advento do futuro não estará totalmente sujeito ao aqui demonstrado. Todavia, mostramos situações em que devemos ter o maior cuidado possível, porquanto, de uma forma vital influenciará por demais o nosso destino.
Sabemos também, que o futuro está nas mãos de Deus, contudo, isto não impedirá que possamos cuidar do vindouro, assim:
VIVA O HOJE SERENAMENTE, SE PREPARANDO PARA O AMANHÃ.

______________

[1] Ligada.    

3 comentários: