Pesquisar este blog

sábado, 10 de agosto de 2019

CUIDADO COM AS ARMADILHAS DO PECADO!


"Cada pecado é uma armadilha, que o astuto inimigo sorrateiramente arma nos nossos caminhos." (Sidnei Chierentin)


Geralmente, um pecador (aqui com sentido genérico - homem e mulher) obstinado, pensa que nunca será vítima do próprio mal. Ele entende que é sempre o mais esperto, e que nunca será pego nas suas insanidades, pois acha que:

  • É o maior mulherengo, e possui todas as mulheres aos seus pés;
  • É o maior bebedor de cachaça, pois considera-se mais forte do que a bebida alcoólica;
  • É o mais inteligente nos jogos de azar que envolva apostas, nunca perdendo e que ninguém ganha dele;
  • É o mais sabido em negócios ilícitos, já que ninguém pode pegá-lo ou descobrir suas negociatas.
Enfim, o pecador acha que está imune contra tudo e todos. E é ai onde abrange o maior perigo para ele, pois como preceitua o provérbio português: "Um dia é da caça o outro é do caçador."1
O ser mais inteligente no que tange ao mal e o pecado é o inimigo de nossas almas: diabo. Ele aprisiona o homem à própria sorte, especialmente, aquele com intenções malignas, onde "oferece com uma mão e toma com as duas", indicando o alto preço do pecado.
O "Conquistador barato" que engana todas as mulheres, um dia pode encontrar uma "Dalila",2 que pode deixá-lo inteiramente dominado pela paixão e tolo como uma criancinha inocente, onde o feitiço da sedução pode impedir que ele reflita e saia da situação. E daí, ele pagará por tudo aquilo que praticou, ao defraudar3 mulheres, quando não tinha a menor intenção de levá-las a sério.  
O mal também pode vencer, no que concerne ao vício da bebida, pois como uma "cobra venenosa", pode inebriar o dependente, levando-o a um caminho sem retorno, pois a "picada", infelizmente, um dia será letal.
Em relação a jogatina,4 o viciado pode começar ganhando, e pouco a pouco, vai ficando com excesso de confiança, achando que domina a situação, e termina apostando um carro e até a própria casa, e desperdiça tudo no jogo. Bem, amados, eu já contemplei um caso, onde uma pessoa perdeu no baralho a residência, que lhe custou tanto trabalho.
Alguns vivem em negociatas ilegais, achando que nunca serão pegos, enganando muitos, até que dia, vem o acerto de contas, e como afirma um amigo: "Geralmente vem numa esquina e repentinamente"; onde pagarão por tudo que fizeram,
Ocorre que qualquer tipo de pecado é como se fosse uma "Roleta Russa,onde o participante pode não ser derrubado na primeira vez, mas na continuação dos atos, um dia arcará com as consequências dos seus desatinos, sem que tenha mais condições de recuperação.
A caminhada do pecador habitual (homem ou mulher) é assim mesmo, ou seja, repleta de falhas, já que desviou-se do caminho divino, sujando-se na própria lama existencial. Durante grande parte de sua vida, ele esqueceu de invocar "Aquele" que poderia livrá-lo das consequências da desobediência. Mas, temos boas novas para quem vive no erro. Deus é magnânimo, e mesmo com o endurecimento de certos homens contra os mandamentos divinos, Ele estabelece um retorno para o bem. A redenção do ímpio para as suas culpas, está no arrependimento e consequente remição de todos os pecados, que só advirá com a participação mediadora de CRISTO JESUS.
Assim, devemos entender que a carne é fraca, pois o diabo, nosso maior inimigo, anda ao derredor como leão, rugindo e procurando a quem tragar. Agir com vigilância a atenção é necessário, resistindo contra o maligno, e permanecer firme na fé, pois só Jesus "O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ"6  pode guerrear a nosso favor contra as astutas ciladas do inimigo, cortando os seus mais terríveis efeitos, e nos perdoando de todos os pecados.
CRER NO SENHOR É O QUE PRECISAMOS FAZER!   

_____________

1 Ditado popular que passa a ideia de que, na vida, um dia você perde e no outro você ganha.
2 A história de Dalila está narrada no livro bíblico de Juízes, e que foi a mulher que seduziu e traiu Sansão. O nome Dalila traduzido significa "oscilante, pendente."
3 Defraudação emocional é quando alguém gera em outra pessoa uma expectativa sentimental que não poderá ser suprida. É algo que a pessoa não está disposta a suprir, ou não tem condições de suprir. Em suma, defraudar é usar, é "tirar proveito" do outro, sem desejar um verdadeiro compromisso.
4 Ato compulsivo e intenso de jogar de modo prolongado, geralmente, jogos de azar (baralho, roleta, jogo de bicho, etc).
5 Operação que consiste em deixar uma só bala no tambor de um revólver, fazê-lo girar, apontar o cano da arma para si próprio ou para outrem, e apertar o gatilho, isso por bravata e/ou desejo de experimentar fortes emoções.
6  Jesus é chamado o leão da tribo de Judá, porque Ele é o rei e sua família era da tribo de Judá. Deus tinha prometido que o salvador viria de Judá. O leão representa a força e o poder. Em Apocalipse 5.5, Jesus é descrito como o leão da tribo de Judá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário