Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

ERROU MUITO? Tente acertar mais daqui para frente!


"Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros." (Confúcio)


                       Perguntaram a Norman Vincent Peale[1] se ele tinha cometido muitos erros durante a vida, no que ele respondeu laconicamente:[2] diversos; para depois complementar que daria para escrever um livro bem volumoso com os lapsos cometidos.
Todos erram, sejam algumas incorreções pequenas e outras de grandes proporções.
Mas o que fazer para não errar muito?
Como já explanado, dificilmente não cometeremos erros, mas poderemos ao menos diminuí-los, através de algumas providências, que são:
 
1. CUIDADO COM OS ATALHOS:
"Quem na vida prefere seguir por atalhos jamais aproveita bem o caminho." (Augusto Branco)
Define-se atalho como um caminho secundário, derivado de um principal, pelo qual se encurtam distâncias e/ou se chega mais rapidamente ao lugar de destino. 
Tenho um amigo que ao viajarmos, a primeira pergunta que me faz é: Existe algum atalho? No que respondo automaticamente: "Vamos pela estrada correta, pois esta já conheço."
O atalho não é condição de chegada sem percalços. O caminho certo é aquele já delineado, e mesmo que seja mais demorado, será o mais seguro. O certo é que nos atalhos, as vezes, escondem-se alguns perigos. Por outro lado, não existe atalho para se chegar a Deus, pois só o "Senhor Jesus" possui o verdadeiro caminho (João 14.6ª), e Ele o revela para quem o teme. Erra muito quem vive procurando atalhos!

2. CONTROLE A ANSIEDADE, TENDO PACIÊNCIA:
Já disse o sábio: "A pressa é inimiga da perfeição." Quando fazemos algo com pressa sem medir ou avaliar o método da execução, pode levar a desacertos de grandes proporções. Grandes erros foram cometidos na humanidade, simplesmente por não levar em conta "um maior equilíbrio", para tanto, é importante não prescindir da paciência. 
A paciência é uma das características do "ser educado e humanizado". Saber agir com paciência significa não agir com pressa, ser atento e cuidadoso com o que se está fazendo; saber ouvir, ver, sentir e falar com parcimônia.[3] Reconhecemos que é difícil agir com paciência permanentemente. Entretanto, é imperativo que a busquemos sempre, para que possamos interagir com os acontecimentos que nos cercam, tendo tranquilidade, combatendo a ansiedade, e assim, evitando os erros pela pressa.

3 - ACEITE OS CONSELHOS:
"Age com sabedoria, quem pede conselhos." (Provérbios 13.10)
Aquele que não aceita conselhos é um tolo, já que ninguém sabe tudo. Às vezes aquela pessoa bem próxima, pode ser o canal usado por Deus para te orientar. Como conselheiros importantes temos os pais, os familiares, os amigos leais, e principalmente aquele que respeitas, sobretudo por uma espiritualidade equilibrada e verdadeira. 
Receber aconselhamento é sabedoria sem dor, pois evita passarmos por problemas que outros já tiveram. E com a experiência adquirida de terceiros, possa tal prática te influenciar positivamente, impedindo uma má decisão, te livrando das consequências desagradáveis.
Desta forma, de bom grado aceite conselhos, e evite erros  inoportunos.

4 - OBSERVE OS SINAIS QUE A VIDA MOSTRA:
"Fique atendo aos sinais da vida para não perdê-los, são eles que irão te dizer, o que fazer e como fazer, para se chegar ao ponto que queres alcançar." (Rogério Gomes)
Sinais são emitidos costumeiramente. Sejam aqueles positivos, ou outros que nos avisam de algum perigo iminente. Em relação as indicações negativas, o mais importante é estar alerta, para que não possas ser pego de surpresa em algo que és avisado cotidianamente. Preste bem atenção naquilo que te acontece repetidamente, pois é justamente aí, onde pode está o dedo divino, para te avisar que um perigo concreto aproxima-se.
Assim, estejas atento aos sinais, já que eles são enviados regularmente, te protegendo dos erros que podem ser prevenidos. 

5 - GUARDE O TEU CORAÇÃO:
"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida." (Provérbios 4.23)
Em hebraico "coração" é o lugar do conhecimento e fonte primordial de nossas deliberações. O coração mostra como somos na realidade, dirigindo nossos pensamentos, bem como nossas reações emocionais.
Muitos podem indagar: Como guardamos o coração?
Quando guardamos alguma coisa é para que ela não escape ou que esteja protegida contra qualquer tipo de ataque. O coração é guardado, quando rejeitamos pensamentos malignos e negativos, e prontamente trazemos para o íntimo as benesses divinas, positivando consequentemente a existência.
Assim, guarde o teu coração, para que as tuas decisões sejam mais acertadas, beneficiando a ti e aos semelhantes, esquivando-se dos equívocos.  

6 - RESPEITAR A VONTADE DE DEUS:
"A minha sabedoria é inexistente se for colocada em comparação à onisciência de DEUS." (Cícero)
O cristão põe toda a sua convicção naquele que pode tudo, e desta forma, não será confundido. Ao entregarmos os nossos maiores desejos a Deus, Ele nos mostrará o que está certo ou errado, indicando o que devemos evitar para não errarmos regularmente.
Quando reconhecemos o agir divino, a nossa trajetória se tornará reta, e certamente teremos o equilíbrio até mesmo, para não nos prejudicar com atitudes incoerentes, pois quem lança uma pedra para cima, ela poderá cair sobre a própria cabeça. 
Devemos confiar e respeitar a vontade divina, não apoiando-se no próprio entendimento, já que a confiança total em Deus é o melhor caminho para uma existência feliz e acertada.

                       Podemos ter errado demais, mas temos um Deus que oferece  oportunidades maravilhosas para fazer tudo diferente. O apóstolo Paulo no livro bíblico de Filipenses 3.13 exorta-nos a olharmos para frente, não ficando preso ao que já passou. Diariamente, nos é ofertado uma chance para melhorarmos. Deus é o rei das ocasiões, e na posse desta promessa, devemos nos ater a uma mudança interior, principalmente, em áreas em que não estamos bem. Existem equívocos que podem atrapalhar fortemente, se não forem prontamente equacionados, e retirados de nossa frente. Observe aquilo que te prejudica, e tente vencê-lo definitivamente. Neutralize o teu inimigo, ou do contrário, amanhã te fará perder outras batalhas, continuando como forte oponente e capaz de novos malefícios. Por último, não devemos esquecer que a BÍBLIA é o mapa para um percurso correto do cristão e de todos que queiram seguir o Deus verdadeiro, e ao obedecemos os ditames ali estabelecidos, certamente evitaremos muitos erros. 

______________ 

[1] Norman Vincent Peale (31 de maio de 1898, Bowersville, Ohio, 24 de Dezembro de 1993, Pawling, New York) foi um pastor e escritor americano de teorias sobre o pensamento positivo.
[2] Sucintamente, resumidamente.
[3] www.significados.com.br  

Um comentário: