Pesquisar este blog

domingo, 2 de fevereiro de 2025

ATORES NO PALCO EXISTENCIAL!

      Teatro Municipal de Campina Grande

Sou bem observador, pois entendo que tal ato me auxilia a dissertar sobre alguns tópicos existenciais. Normalmente, quando estou praticando minha caminhada, observo uns fazendo a mesma coisa, bem como outros correndo. E alguns param repentinamente e ficam bem simpáticos e risonhos, no intuito de serem fotografados, para depois fecharem a cara*, e continuarem os seus exercícios.
Concebo tal situação, entre esquisita e superficial. Nada contra tirar fotos, pois até gosto, todavia não mudo de semblante para aparecer bem em qualquer imagem. Até porque sou transparente, e quando não estou alegre é fácil de notar.
Não estou insinuando que todos ao agirem assim, estão mascarando sentimentos, todavia alguns são realmente: ATORES NO PALCO EXISTENCIAL; quando disfarçam emoções, demonstrando que estão felizes para aparecerem bem na "PLATAFORMA DA VIDA", numa atuação quase que teatral.
A vida não favorece aquele que esconde as emoções, ou seja, que são artificiais de comportamento. Algum dia, perturbações não analisadas, explodirão intensamente, através de "doenças psicossomáticas"**, quando foram bloqueados sentimentos negativos que deveriam ter sido expostos para pessoas confiáveis e apropriadamente tratados.
Reitero que o contexto aqui divulgado e defendido não acontece com todos que tiram fotos, mostrando seus melhores momentos. Claro que não, entretanto uns tentam apaziguar seus conflitos através de comportamentos dissociados de suas realidades. E isto aumentou com o advento das redes sociais, quando alguém pode se mostrar "ao vivo" para quem quiser assistir. O mais impressionante é que neste palco existencial, geralmente é demonstrado um lado agradável, através de sorrisos nem sempre condizentes com o concreto. Sei do que estou aqui expondo, pois através das minhas páginas na internet, recebo mensagens regulares de pessoas pedindo ajuda, e que para a sociedade demonstram estarem satisfeitas, mas que na realidade não estão nada bem.
Sou adepto da celebração. Evidente que devemos celebrar, mas acima de tudo pela satisfação por algo conquistado, ou por se encontrar efetivamente feliz. 
Mas, como devemos nos portar a respeito de nossas emoções?
SENDO ACIMA DE TUDO VERDADEIROS. A Bíblia preconiza que há tempo para tudo. Haverá dia de contentamento, todavia haverá dia ruim. Naturalmente, teremos que passar por situações complicadas. É a vida! Desta forma, nada de demonstrar que está bem ser verídico. E o mais estranho é que a grande maioria do que estão observando "publicações fantasiosas" nas redes sociais, por vezes só estão curiosas, e nem aí para o que alguém está efetivamente vivenciando.
Vamos deixar para os grandes atores representarem no cinema, teatro, televisão e nos palcos adstritos a esta realidade artística.
Sejamos verdadeiros com nossas emoções. Não para agradar a terceiros, mas, sobretudo por nos fazer bem. Se estamos alegres, ótimo. Se não, nada de mascararmos sentimentos que possam nos prejudicar.
É importante admitir que só teremos autocontrole e alegria, quando nos sujeitamos ao Senhor. Só Deus conhece o mais íntimo do homem, e Ele sabe como AGIR em qualquer problema, inclusive o de fundo emocional. Deus controla as nossas perturbações, afugentando a ANGÚSTIA, bem como influenciando positivamente a mente humana. Ao estarmos sobrecarregados e oprimidos, devemos ir de encontro a Deus, e Dele recebermos alívio (Mateus 11.28).
Assim, não sejamos ATORES NO PALCO EXISTENCIAL, já que só nos fará mal agirmos com hipocrisia.
 
______________
 
*A expressão "fechar a cara" é uma gíria que significa demonstrar irritação, mau-humor, descontentamento ou desagrado.
**As doenças psicossomáticas ocorrem quando pensamentos e sentimentos reprimidos ou não trabalhados se manifestam no corpo, causando dores ou doenças físicas.