Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

VENÇA O MEDO, TENDO FÉ.

"Não temas porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça". (Isaías 41.10).


Diz uma antiga fábula* que um camundongo vivia angustiado com medo do gato. Então, um mágico teve pena dele e o transformou em gato. Mas ele ficou com medo do cão, por isso o mágico o transformou em cão. Então ele começou a ter medo da pantera e o mágico o transformou em pantera. Foi quando ele se encheu de medo do caçador. Nessa altura, o mágico desistiu. Transformou-o em camundongo novamente e disse:
"Nada que eu faça por você vai ajudá-lo, porque você tem a coragem de um camundongo"
Fábula interessante que demonstra a força do medo. Muitos possuem uma vida medíocre, por não terem condições psicológicas para vencer este mal.
A listagem das fobias nunca foi tão extensa, como hoje em nosso meio. Para se ter ideia do que está acontecendo com nossa sociedade, até o medo da alegria existe. E alguns são possuidores deste receio em nossa sociedade. Trata-se de uma fobia totalmente estranha e porque não dizer absurda. Existe a palavra "Querofobia" que é o medo mórbido de ser feliz, bem como de ter grande contentamento, observando que este termo vem do grego CHERO (alegria) + PHOBIA (medo).
O medo é um assunto muito sério, pois chega ao ponto de algumas pessoas possuírem o temor da felicidade. Seria cômico se não fosse trágico. Portanto, tal assunto é algo inquietante e bem preocupante.
É alarmante tal estágio de nossa civilização, onde impera um temor real e também imaginário de quase tudo. 
O medo desnecessário deve e pode ser enfrentado, pois temos um Deus que nos fortalece nas mínimas apreensões desta vida.
Vários exemplos de medos desconexos* temos para mostrar aqui. Entretanto, vamos nos ater ao enorme pavor que muitas pessoas possuem de falar em público. Situação esta, que o próprio autor desta mensagem, já vivenciou em algumas circunstâncias
Para tanto, no sentido de vencer a fobia de falar em público, tentaremos mostrar o caminho que deverá ser utilizado em todos os tipos de medo.
O que devemos fazer em caso de medo patológico?

1. COLOCAR ESTE PROBLEMA NAS MÃOS DE DEUS:
A nossa vida está inteiramente nas mãos de Deus, e nada acontecerá em nossa existência se não for no plano divino. Principalmente para aqueles que o seguem pela fé. Ao colocarmos a existência nas mãos do Senhor, venceremos qualquer fobia. É importante saber que Jesus Cristo permanece ao nosso lado, principalmente quando deixamos ele nos ajudar.

2. AO ENCARAR O MEDO DE FRENTE, VOCÊ O DERROTARÁ:
Podemos enfrentar o medo, simplesmente ao encará-lo de frente. Muito embora, ainda sinta um pequeno temor de falar em público, consegui vencer a grande apreensão, que me assolava ao enfrentar um grande auditório. No entanto, lembro-me da primeira vez que falei para muitas pessoas. Confesso aqui, que passei um dia de pavor, até a hora em que peguei o microfone, e encarei de frente o que tanto temia. Nunca devemos perder o lado bom da vida, por possuirmos medo de algo. Encare esta situação de frente e terás uma vitória consagradora.

O medo só será natural, aceitável e necessário, quando evita o mal em nossa vida, e serve de escudo protetor contra aquilo que é pernicioso.
Exemplificando para um melhor entendimento: seria o temor normal de alguns répteis venenosos, animais ferozes, locais reconhecidos como perigosos, etc. Este tipo de medo é até certo ponto inevitável e aceitável. O grande problema ocorrerá, quando o medo transforma-se em fobia. Vindo a reboque um estado de morbidez latente, e influenciando negativamente a nossa caminhada.
Assim, repetimos: "Há um Deus todo poderoso, que controla tudo". É imperativo tão somente entregar os nossos temores aos cuidados Dele com entusiasmo,* na certeza da vitória.
 
______________

*Narrativa curta e imaginária, com um objetivo psicológico e moral, geralmente protagonizada por animais ou seres inanimados.
*Incoerentes. 
*Salmo 34.4: Busquei ao Senhor, e Ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

CONTROLE A ANSIEDADE




"Nossa ansiedade não esvazia o sofrimento de amanhã, mas apenas esvazia a força do hoje" (Charles Haddon Spurgeon).


 
Certo dia, um membro da igreja de Joseph Parker, o grande pregador da Nova Inglaterra, entrou em seu gabinete e o encontrou caminhando de um lado para outro, com as mãos às costas, em atitude tensa. Ao vê-lo assim, perguntou:
- Qual é o problema, Dr. Parker?
E o pregador respondeu:
- O problema é que estou com muita pressa, mas Deus não está.1  
Narrativa à parte, o certo é que a ansiedade é uma das maiores preocupações deste mundo contemporâneo.
Hoje, uma simples refeição é preparada de forma instantânea, já que o homem não possui mais tempo nem para comer. 
A ansiedade desenfreada perturba a alma, porque bagunça o nosso interior. Isto, automaticamente, fará com que percamos as rédeas do equilíbrio humano.
Esta aflição tem que ser combatida com muito vigor, através de uma fé despreocupada e alicerçada em Deus, que possui o controle de tudo. 
Grande paz terá aquele que pertence ao Senhor, e entrega a ELE suas preocupações. Deus oferece ao seu povo a bênção da paz (Salmo 29.11b). Muitos desconhecem esta promessa santa. Quando esquecemos a ansiedade e fitamos a face divina, teremos o sossego necessário para combater a inquietude. 
Se há algo que tanto anseias, é imperativo observar que todas as boas dádivas que vem do alto, não acontecerão de forma rápida. Para tudo, deve haver a devida maturação para ocorrer, sob a pena de não ser aproveitada adequadamente. Faça tão somente a tua parte, deixando a ansiedade, descansando nos braços de Deus. 
Quando a preocupação excessiva tomar conta de tua vida, pare com tudo que estiver fazendo e ore com fervor a Deus. Desta forma, Ele te dará forças para tirar este fardo da tua existência. Daí você receberá uma tranquilidade, que iluminará o momento negro e angustiante. 
Combata a ansiedade, entregando-se aos cuidados divinos, tendo a consciência de que o Senhor estará contigo por onde quer que andares.2  

______________ 

1  Página 34 do livro "Realize seus sonhos" (David A. Seamands), publicado Brasil pela Editora Betânia.
2  Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares (Josué 1.9).