A morte é um momento muito triste e é um tema que não gosto de dissertar, contudo Benjamin Franklin foi sábio ao popularizar a expressão: "Nada é mais certo neste mundo do que a morte e os impostos." Tirando o lado curioso da frase desse grande americano, o certo é que vivenciaremos o momento do luto, e como qualquer ser humano normal, travaremos uma forte batalha interior ao passarmos por situação tão dramática. O luto normalmente acarreta um processo existencial, onde um conjunto de reações e emoções, advirá como resultado de uma perda por demais impactante.
Tenho observado que no final de um ano e no começo do outro, geralmente torna-se um período bem difícil para aqueles que perderam entes queridos. Trata-se de uma ruptura👇forçada com o passado, e ao mesmo tempo indispensável, para que o envolvido possa simplesmente: CONTINUAR VIVENDO!
Certa vez, escutei uma entrevista, onde foi perguntado porque a morte era tão impactante e sofrível, e o entrevistado declarou algo comovente, mas apropriado: "O homem não está preparado para a morte, pois ele foi criado para viver." O que mantém uma certa coerência, pois ao meditar nessa resposta, me veio a lembrança o relato bíblico da CRIAÇÃO no livro de Gênesis, quando Deus disse para Adão: "De toda árvore do jardim, você pode comer à vontade. Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não coma dela, porque, no dia que dela comer, você certamente morrerá" (Gênesis 2:16,17). Essa ordem bem clara insinua que se Adão obedecesse a Deus, ele não iria morrer. Na verdade, Deus não criou o homem para morrer, mas para viver eternamente. Pois é, por mais experiências que o indivíduo tenha nessa área, ele nunca estará preparado para tal momento.
Não tenho nenhuma intenção, nem maior condição de argumentar aqui teses miraculosas de como vencer o luto, até porque certas coisas só Deus pode fazer com perfeição. Todavia, através da Leitura da Bíblia, Experiência Pessoal, e também por Orientação Recebida de Deus, podemos aqui conceber algumas instruções, não tão complexas, mas já testadas e que podem ajudar aqueles que estão ou vão passar por este momento traumático, senão vejamos:
1. TER O PERÍODO DE LUTO:
"Peço que o teu amor me console, como prometeste a mim, este teu servo." (Salmos 119.76 - NTLH)
O Judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta da história, por ter como crença a existência de apenas um Deus, o Criador de tudo. O costume judaico nos exorta a encarar a morte com respeito, mas não devemos temê-la. Nas tradições dos judeus, há uma preocupação com os familiares dos mortos, em relação ao bem-estar mental, emocional e espiritual dos enlutados, no sentido de consolá-los, tendo o necessário período de luto (para eles de sete dias), mas que um dia precisará ser encerrado, para que a vida tenha a devida continuidade.
É bem complexo possuir equilíbrio numa circunstância tão difícil, todavia devemos agir com moderação, ou seja, nem deixar de passar pelo luto, no intuito de querer demonstrar uma força incomum e nem exagerar num período demorado de consternação. Ocorre que se você não sofrer no intervalo apropriado do luto, poderá culminar num futuro problema emocional difícil de resolver, chegando até mesmo a uma forte depressão. Por outro lado, ao demorar por demais no luto, o indivíduo poderá perder a estabilidade psíquica e prejudicar de sobremaneira a essência da vida.
Não canso de reiterar: É uma situação melindrosa, em que devemos rogar forças a Deus para passar pelo luto de forma sóbria.
Então, cumpra o luto, lastimando a dor no tempo adequado (Eclesiastes 3:1),👇👇 entretanto, depois se levante, pedindo a Deus o consolo e que possas continuar na caminhada.
2. OLHAR PARA FRENTE:
Ele respondeu: "Enquanto a criança ainda estava viva, jejuei e chorei. Eu pensava: 'Quem sabe? Talvez o Senhor tenha misericórdia de mim e deixe a criança viver.' Mas agora que ela morreu, por que deveria jejuar? Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim." (Samuel 12:22,23)
Qualquer situação triste que porventura passemos, e que não tenhamos mais o que fazer, uma atitude será necessária: OLHAR PARA FRENTE; e foi assim que Davi procedeu, conforme os versículos acima citados, em relação a morte do seu filho. Não podemos esconder que lembranças existirão, e até normal que isso ocorra, porém ficar remoendo o passado em demasia de nada adiantará, já que certas coisas não se têm como dar jeito. E para aqueles que acham que poderiam mudar o rumo de um acontecimento, tal como evitar a morte de alguém, imaginando que tudo poderia ser diferente, não é sadio tal entendimento, uma vez que só fará aumentar ainda mais o trauma.
Viver o presente e mentalizar o futuro é mais do que imprescindível. Devemos pedir forças a Deus para que possamos seguir a vida. Se te faltar ânimo, peça ao SENHOR que te traga a memória aquilo que acarreta esperança.👇👇👇
3. OCUPAR A MENTE:
"Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas." (Filipenses 4:8).
Ler a Bíblia em qualquer situação é satisfatório, mas tal leitura em momento de luto, trará um enorme conforto para alma. Contemplar histórias de heróis bíblicos que venceram as maiores dificuldades, te levará também a subjugar o abatimento, tirando o negativismo do momento e fazendo uma limpeza da memória, através da santa "Palavra de Deus."
Quando atravessei uma situação de luto, após vivenciar trinta dias de intensa angústia, onde contemplava a vida em preto e branco, ao invés do colorido natural, passei a compor mensagens de autoajuda com toda a força do meu ser. E de uma forma sobrenatural, fui sendo ajudado por um Deus que retribuiu o meu esforço em segui-lo, bem como em ajudar aos meus semelhantes. É importante ter em mente, que quando ajudamos os outros, nossos problemas se resolvem automaticamente. É uma lei espiritual já provada!!!
Ao passar por tal circunstância, ocupe bem o tempo, seja no trabalho, em obra social, em viagens, na leitura de livros aprazíveis, e principalmente, procure os verdadeiros amigos, porque não é bom ficar sozinho no luto.
Evite dormir de dia, e durma no momento adequando (a noite), pois se ficares acordado por todo o período noturno, certamente tuas lembranças a respeito do passado ficarão mais acentuadas.
Assim, ocupe bem a mente, pois se ela estiver vazia, algo danoso tentará ocupá-la.
4. GRAÇA DIVINA:
"Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus." (2 Timóteo 2.1)
A graça divina é a meu ver a maior força que o enlutado pode contar para suplantar a morte de um ente querido. O luto é algo doloroso e angustiante, mas nenhum sentimento por pior que seja, sobrepujará o PODER DO SENHOR de contra-atacar tal dor, através de sua SANTA GRAÇA, ao que chamo delicadamente de "Anestesia divina."
Certa vez, quando o pai de um amigo faleceu, a única mensagem que lhe consegui passar foi que: "Pedisse e confiasse na Graça de Deus"; e amados, geralmente quando nos encontramos, ele lembra de tal conselho, afirmando que aquilo lhe ajudou muito naquele momento.
Se a sensação de luto teima em não se afastar de tua alma, peça ajuda ao Altíssimo, e Ele de maneira graciosa e através de sua misericórdia te fortalecerá, para que possas continuar vivendo com paz e estabilidade emocional. É neste momento, onde a estrutura psicológica está por demais minada, que só o SENHOR terá o poder de auxiliar, tornando leve uma carga tão pesada.
Só Deus acalma o espírito do homem, quando nenhuma palavra faz efeito, assim: Seja totalmente dependente da GRAÇA DE DEUS.
Muitos podem até fugir desse assunto, todavia é importante compreendermos que precisamos nos informar sobre o Luto, não só quando somos atingidos por tal infortúnio, mas sobretudo para ajudarmos o enlutado, através de uma mensagem certeira e abençoadora. Uma amiga me disse algo sobre o tempo de Luto que me impactou: "A morte de alguém que amamos é como um corte na pele, fica a marca, mas cicatriza." Acreditamos que o tempo é um forte aliado na situação.
Assim, devemos ter a plena convicção que Jesus Cristo agirá como suporte e artífice maior da fé do cristão, fornecendo o vigor necessário para suplantarmos este momento tão triste, pois quando clamamos ao Senhor na angústia, Ele nos responderá (Salmos 120.1).
Para rematar, não esqueçam o que Jesus disse: "Eu sou a ressurreição e a
vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim,
não morrerá eternamente. Você crê nisso?” (João
11:25,26)
Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá;
e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? "
e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? "
_____________
👉Interrupção, corte, descontinuação.
👉👉 Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
👉👉👉 Lamentações 3:21: Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança.
Linda mensagem sobre a palavra luto.Devemos se conformar com a morte, pessoas queridas que jamais esquecerei. Saudades de está pertinho de Deus. Amém
ResponderExcluirO que mais alegra nosso coração é a palavra de Jesus para nós seguidores de Cristo, "quem crer em mim ainda que morra viverá" essa é a nosso esperança.
ResponderExcluirAMÉM.
ResponderExcluirMensagem maravilhosa e muito difícil passar por um luto mais devemos levantar a cabeça e continuar a nossa vida fica menos doloroso porque sabemos que temos o senhor para está ao nosso lado 🙏
ResponderExcluirMuito bom apreder as massagens que vem de Deus
ResponderExcluirMuito edificante está palavra🙌🏻🙏🏻
ResponderExcluir