O homem com o seu famoso jeitinho,* em algumas oportunidades, possui o péssimo hábito de passar na frente de Deus, como se o Altíssimo precisasse da ajuda humana para a realização de qualquer evento.
Um grande obstáculo para muitos é que não possuem a calma como maior virtude, e querem em suas ansiedades, colocar o carro na frente dos bois**, e não esperar o tempo adequado para a realização de seus objetivos, esquecendo que só o SENHOR conhece o momento apropriado para TUDO.
Evidente que Deus também espera o agir humano, particularmente em situações em que não passemos na frente do divino, como na resolução de pequenas coisas, tal como fazer uma compra simples, baseada na percepção e vontade.
Evidente que Deus também espera o agir humano, particularmente em situações em que não passemos na frente do divino, como na resolução de pequenas coisas, tal como fazer uma compra simples, baseada na percepção e vontade.
Reconhecemos que muitos não possuem a qualidade e o dom da "Paciência". Eu sou um daqueles que tem de controlar diariamente a ansiedade, e nesta luta cotidiana, procuro atender a ordem divina e lançar sobre Deus toda impaciência, pois é certo que o Senhor cuida de nós (1 Pedro 5.7). E nesta concepção, um forte sentimento vem ao meu encontro, ou seja, que Deus age no tempo propício, e com essa sensação me acosto nos seus braços, esperando a santa e maravilhosa interferência divina.
Ao compor esse texto, me vem à lembrança um singular acontecimento bíblico, ocorrido entre Sara e sua serva Agar, quando Sara, a esposa de Abraão, quis dar o seu jeitinho (Gênesis 16.1-4), pois não conseguia dar um filho ao patriarca, cuja narrativa passamos a transcrever:
"Ora Sara, mulher de Abraão, não lhe dava filhos, e ele tinha uma serva egípcia, cujo nome era Agar. E disse Sara a Abraão: Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz; toma, pois, a minha serva; porventura terei filhos dela. E ouviu Abraão a voz de Sara. Assim tomou Sara, mulher de Abraão, a Agar egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abraão seu marido, ao fim de dez anos que Abraão habitara na terra de Canaã. E ele possuiu a Agar, e ela concebeu; e vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos."
Agar em companhia do filho Ismael tiveram que se separar de Sara e Abraão, já que não havia as mínimas condições de conviverem juntos. E depois, ao deixar de lado o "jeitinho", que anteriormente só fez atrapalhar, Sara e Abraão conceberam o tão esperado filho (Isaque) no momento oportuno de Deus.Bem, Sara com o seu jeitinho trouxe muitos problemas naquela ocasião e que perdura até hoje.
Alguém pode perguntar: Como assim?
Pois bem, os Árabes são descendentes de ISMAEL, também filho de Abraão. Sendo Ismael filho de uma escrava. Já ISAQUE,
foi o filho prometido, e que herdou as promessas feitas a Abraão. O que
obviamente trouxe muita animosidade entre os dois filhos, o qual
persiste até hoje, especialmente no conflito entre os judeus e palestinos. A história bíblica em questão demonstra o quanto não devemos passar na frente de Deus, principalmente em "SUA VONTADE ESPECIAL." O diabo fará de tudo para que você tome decisões precipitadas e assim sofra as consequências.
O certo é que devemos esperar a ordem divina, para que na união do esforço pessoal e a salutar intervenção de Deus, possamos satisfazer os nossos maiores desejos.
Desta forma, o importante é atrelarmos a vontade ao desejo divino, e nunca passar na frente de Deus.
______________
* Jeitinho é um termo muito utilizado para descrever uma forma alternativa de lidar com algum problema.
** Expressão que significa: Ser afoito, querendo resolver as coisas de qualquer modo, ou com pressa.
** Expressão que significa: Ser afoito, querendo resolver as coisas de qualquer modo, ou com pressa.
Exatamente. Assim mesmo temos que esperar em Deus.
ResponderExcluirLá em Eclesiastes fala que há um tempo pra tudo.😇😇🙏🙏
O ato de esperar no Senhor, mesmo diante das adversidades, é um testemunho de confiança e coragem.
ResponderExcluir