Um bom relacionamento é um presente ofertado para aqueles que procuram convivências sinceras, bem como, baseadas em comportamentos também corretos. Em contraposição, a esta bênção que é um relacionamento benigno, existe o que chamamos de Relações perigosas. Para ilustrar um assunto tão melindroso, me vêm à lembrança um clássico livro da literatura francesa, denominado "As Relações Perigosas" de Pierre Choderlos de Laclos, e que aqui sintetizaremos:
- Este romance francês de 1782 conta, através de cartas trocadas pelos personagens, as artimanhas de dois libertinos, o Visconde de Valmont e a Marquesa de Merteuil, na disputa por seduzir e descartar amantes - como Cécile, jovem confidente da marquesa que está prestes a se casar, e a virtuosa, porém já casada, madame de Tourvel.👇
Este livro foi adaptado com sucesso para o cinema com o nome de Ligações Perigosas (Dangerous Liaisons) com John Malkovich e Glenn Glose nos papeis principais. O sucesso da narrativa deve-se sobretudo ao fato da obra explorar os caminhos obscuros do desejo que muitos apreciam, e ao mesmo tempo, mostrar a sedução como a parte mais importante de uma relação, o qual atraiu uma considerável parte dos aficionados pelo cinema.
A coisa mais perigosa de qualquer relação, é uma pessoa com intenção doentia, encontrar outra também doente. Traçando um paralelismo👇👇 com a situação, destacamos que: "Uma omelete é apenas o resultado da qualidade dos ovos envolvidos." O relacionamento será mais frutífero e com possibilidade de acerto, quando duas pessoas emocionalmente saudáveis se encontram, e doam-se sem trapaças.
Todo o cuidado é necessário com a sedução de um convívio pernicioso, onde só você só faz perder virtudes. Muitas vezes, se quer sair de uma relação prejudicial e não consegue. Você sabe a razão disto?
Em geral, pessoas sedutoras possuem um fascínio "natural" ou até mesmo "sobrenatural"👇👇👇 para sobrepujar uma vontade alheia. Ao explorar o tema da sedução, constatei que um dos sinônimos dessa palavra é encantamento. Interessante isto, e o que prova a periculosidade de uma associação equivocada, baseada simplesmente no encanto pessoal ou outra forma de manipulação danosa.
Já contemplei alguns casos, em que alguém tenta deixar uma relação nefasta e não consegue sair com facilidade. Há o reconhecimento que o parceiro é perigoso, dissimulado, trapaceiro e em algumas situações até mesmo cruel, entretanto, fica aprisionado a um vínculo desfavorável sem maior força para um rompimento. Aquele que está neste nível de convivência, peça ajuda a Deus, no intuito que seja interrompida essa prisão emocional, e consiga sair antes que seja tarde demais. Fuja do deslumbramento de uma relação desequilibrada, rogando ao Senhor que te direcione a alguém conveniente, equilibrado e sincero, e que possa tornar tua caminhada mais leve.
Desta forma, o importante de uma relação é a conquista saudável do dia a dia e a satisfação recíproca advinda desta união, e não uma sedução maléfica baseada tão somente em intenções egoístas.
_______________
👉 Fonte: Globo Livros.
👉👉 Correspondência, correlação.
👉👉👉 No sentido de místico, mágico, oculto. Muitos, lamentavelmente, atrelam ou se sujeitaram nas suas conquistas até mesmo ao uso da Feitiçaria.
Sempre muito inteligente e assertivo os seus escritos. Esse tipo de relacionamento é muito perigoso e comum nesses nossos dias de relacionamentos com base no hedonismo.
ResponderExcluirObrigado amigo Ronald Amaral.
ResponderExcluir