A primeira vez que a Bíblia se pronunciou sobre o trabalho foi em Gênesis 2.15, quando: Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo; e assim, Adão deveria trabalhar e cuidar do jardim. Portanto, trabalhar era bom e necessário, mas por causa do pecado original de Adão e Eva, tornou-se difícil e árduo, pois a terra ficou amaldiçoada e o trabalho tornou-se duro (Gênesis 3.17-19). Desta forma, a queda do homem gerou uma mudança na natureza do Trabalho. Em resposta ao pecado de Adão, Deus proferiu algumas decisões e entre elas: que o homem ganharia o pão com o suor do rosto (Gênesis 3.19a). Deus amaldiçoou a terra, e o labor tornou-se bem mais dificultoso, passando o trabalho efetivo e custoso a ser considerado como meio de sobrevivência mais eficaz.
O Livro Bíblico de Provérbios 10.4 preceitua que quem trabalha corretamente obterá bons resultados, diferenciando daquele que age displicentemente em sua ocupação. Ao utilizarmos do zelo e da rapidez na consecução do objetivo profissional, empreenderemos acertadamente.
Existem três formas de se obter riquezas: roubando, trabalhando ou recebendo como presente, que pode incluir adquirir por herança. Roubar é errado (Êxodo 20.15), o trabalho é honrado (Êxodo 20.9) e "Mais bem aventurado é dar que receber" (Atos 20.35).👇 De tal modo, que o trabalho é abençoado por Deus, sendo a melhor maneira de amealhar o sustento, bem como, juntar para as demais necessidades. Quem trabalha diligentemente e com a força do seu ofício, aumentará gradativamente a sua renda.
Enriquecimentos ilícitos e as atividades ditas "incríveis e rápidas" no intuito de auferir lucros econômicos, não levará a um bom fim. Há uma máxima interessante que expressa: "Não existe almoço grátis"; frase simples onde se expressa à ideia de que tudo nesse mundo é cobrado, servindo muito bem para explicar tipos de riquezas repentinas e fáceis. Não acredite em correntes ou formas rápidas para vencer financeiramente. Só venceremos adequadamente na área profissional pelo trabalho digno, pois os tesouros da impiedade de nada aproveitará (Provérbios 10.2a).
A bênção de Deus, seja em qualquer contexto, enriquece. Que adianta ganhar dinheiro desonestamente, e um dia cair em desgraça. De repente, o acerto de contas ocorrerá. Geralmente é numa esquina da vida, sem a pessoa esperar, cobrando tudo o que não foi corretamente conquistado. Trocando em miúdos, a farsa de uma riqueza mal adquirida um dia virá à tona, e será desmascarada. Para tanto, fuja de outra forma de ganhar dinheiro que não seja legal.
Trabalhe decentemente, tendo o bastante para viver, ajuntando regiamente e um dia colherás os frutos de uma plantação abençoada e apropriada.
________________
👉Fonte: Página 403 do Volume III do Comentário Bíblico Expositivo, Autor: Warren W. Wiersbe, Geográfica Editora (Editora Central Gospel) - Edição 2006.
Adriana Arruda
ResponderExcluirO trabalho dignifica o homem 👏
ResponderExcluir