Um gênero amplamente explorado em obras literárias, cinematográficas ou demais composições artísticas é o MISTÉRIO. Este gênero criativo atrai muita atenção daqueles que gostam do estilo SUSPENSE. Histórias misteriosas sempre estiveram presentes no cinema, com enigmas para serem solucionados no último momento. O britânico Alfred Hitchcock, um conceituado diretor de cinema, trabalhou muito bem com o mistério em seus filmes, quando deixava o criminoso oculto até o ato final de película.
Podemos definir o mistério como algo que é incompreensível, que não se consegue explicar ou desvendar. Compreendo que o mistério pode atrair na ficção, mas creio que na vida real prejudica em muito, podendo até trazer confusão. Ao conviver com algo muito misterioso, tenho a tendência de desconfiar da verdadeira intenção que pode estar por detrás de uma conjuntura escondida e falsificada.
Uma boa influência ou um conceito razoável de tranquilidade não advirá do mistério, e sim da transparência de atitudes, que tornará tudo compreensível.
Para tornar ainda mais o leitor parceiro da ideia aqui concebida, vamos exemplificar duas situações hipotéticas e reveladoras:
- Alguém ao se candidatar a um emprego, entrega o currículo ao órgão recrutador de uma empresa, passando por uma entrevista. Contudo não lhe é revelado com clareza a verdadeira atividade explorada pela firma. Que situação estranha! É normal? Por que tanto mistério? Algo não está certo.
- Você conhece uma pessoa seja para um relacionamento social ou até mesmo amoroso, e tal criatura mostra-se altamente misteriosa e desconfiada, escondendo onde mora, com desculpas constantes. Não é difícil conjecturar que o engano está à vista.
Fujo também do mistério porque gosto da naturalidade dos contatos e do equilíbrio das relações livres de quaisquer amarras misteriosas ou emocionais. E se alguém gosta deste tipo de contexto, procuro evitar tal companhia, pois certamente não me trará bons dividendos.
Ao levarmos o mistério excessivo para o lado espiritual é aí que a situação tende a se complicar. Deus é enigmático no que tange ao seu caráter divino, porquanto se Ele fosse totalmente compreensível, alguns poderiam até querer ser como o SENHOR. O Eterno Deus é todo poderoso, porque só Ele possui a verdadeira e única divindade. Todavia, no que concerne ao relacionamento de Deus como o homem, Ele é acessível e claro, especialmente quando indica a real conexão entre o homem e Deus: JESUS CRISTO; não escondendo nada que possa atrapalhar este relacionamento tão edificante, salvador e gracioso. Deste modo, o mistério não é defendido no Cristianismo. Muitos trazem ensinamentos indefinidos, complexos e secretos que tanto atrapalham uma espiritualidade sadia, além de alguns adentrarem no mistério até mesmo sobrenatural, os quais ficarão presos em cadeias espirituais perigosas, que se tornarão difíceis de romper.
O que é claro não se encobre. As boas coisas da vida não estão escondidas misteriosamente. Viver já é tão difícil, logo temos que descomplicar a jornada. Na simplicidade de atitudes está o segredo do sucesso.
Quando observares um ENIGMA acentuado próximo a ti, abra o olho, pois algo não está transcorrendo adequadamente. Reconheçamos de uma vez por todas: O MISTÉRIO ACENTUADO NÃO É BOM!
Mc4.22aPois nada está oculto, senão para ser manifesto;...Seno reino celestial é assim pobre do mortal pensar q pode trazer oculto(a)coisa nenhuma de si mesmo.A comunicação deve ser clara e objetiva!Assim devemos primar por uma comunicação de via dupla:vai conhecimento e vem.Nada de mistérios._penso que sou prolixa!bom dia!
ResponderExcluirobrigado pelo comentário. Deus nos abençoe!
ResponderExcluirMuito interessante
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluir