Pesquisar este blog

sábado, 11 de fevereiro de 2023

QUEM É TEU AMIGO?

Preceitua um versículo bíblico que existe amigo mais chegado do que um irmão (Provérbios 18.24b). Não temos como rechaçar tal constatação. Evidente que reconhecemos no contexto familiar, social e emocional o IRMÃO com um valor maior que qualquer amigo. Todavia, também não discordamos que existe amigo que é quase um irmão, pois ele age como um companheiro leal, nos ajudando, aconselhando e trazendo luz em momentos de escuridão.
Alguns requisitos essenciais indicam os que gostam verdadeiramente de ti, demonstrando quem é o amigo conveniente, sendo aquele:
  • Que te ajuda em situações complicadas, mas que com maior força comemora tuas maiores conquistas. Sim, porque o amigo que festeja firmemente a vitória do outro é peça importante em qualquer caminhada existencial;
  • Que te oferece bons conselhos, especialmente naquelas circunstâncias de difíceis decisões, quando um passo errado trará graves consequências. Amigos leais impedem deliberações equivocadas do companheiro;
  • Que te conduza a um relacionamento íntimo com Deus, te mostrando a espiritualidade correta que está em Cristo Jesus, recomendando a seguir os preceitos maravilhosos contidos na Bíblia, quando se terá os maiores triunfos;
  • Que identifique quando estamos iludidos, apontando vícios ou maus costumes, e tudo aquilo que possa atrapalhar;
  • Que não se afaste do nosso convívio de forma repentina, sem nenhuma explicação convincente. Quem se diz amigo e desaparece de tua vida sem algo que justifique, nunca foi teu aliado;
  • Que fala a verdade mesmo que machuque, identificando que algo não está certo. Sinceridade é importante, principalmente na amizade autêntica.
Além das condições acima especificadas como suporte de uma amizade salutar, é importante não esquecer o RESPEITO como fonte importante e basilar em qualquer relação. Quem respeita não faz chacotas com outro em público, afirmando que foi só uma brincadeira. Fuja deste tipo de amizade. Aquele que estima e respeita, normalmente respeitará o semelhante publicamente, mas muito mais enobrecerá o outro quando não estiver presente.
Amizade baseada nas premissas aqui elencadas tenderá a prosperar, não esquecendo que o futuro também dependerá da qualidade de nossas parcerias.
Para concluir, descrevo uma fábula divertida e interessante, e que acima de tudo diferencia a amizade verdadeira da falsa:
"Certo dia, dois viajantes deram de cara com um urso. O primeiro se salvou escalando uma árvore, mas o outro não conseguiu subir, se jogando no chão e fingindo-se de morto. O urso se aproximou dele e começou a cheirar a sua orelha, e convencido de que estava morto, foi embora. 
O Amigo desceu da árvore e perguntou:
- O que urso estava cochichando no teu ouvido?
- Respondeu-lhe o amigo: Ele me aconselhou que nunca viajasse com alguém que me abandonasse perante o perigo."
Moral da História: Conhecemos os amigos nos momentos difíceis.👇
 
______________
 

👉  Fábulas de Esopo: Os viajantes e o urso.    

3 comentários:

  1. Penso mesmo que,na nossa caminhada,surgem estes amigos preciosos ,dispostos a estar junto a nós,em todas as situações da vida!_Ter uns ou um bom amigo é muito especial!_no plano espiritual,Jesus é o melhor amigo!E neste,se estivermos em dupla e o "urso"surgirveremos esse amigo se revelar!Mas,q n seja preciso o urso,basta q nos suporte com as nossas incertezas!_Amei o texto!

    ResponderExcluir
  2. Verdades bem escritas . Tem pessoas que ignoram alguém que poderia ser um grande amigo (a). Não valorizam o outro .

    ResponderExcluir