Pesquisar este blog

domingo, 23 de abril de 2023

RELACIONAMENTOS AMOROSOS - PARTE 1 (Pontos Negativos)

                        Tem um bom tempo que pesquiso e me interesso pelo tema RELACIONAMENTO, tendo inclusive publicado um livro: Relacionamentos Descomplicados (Editora Z3ideias). 
Aqui nesta composição reúno tópicos no que tange aos pontos negativos encontrados em algumas relações amorosas. Tais argumentos possuem o intuito maior de orientar e esclarecer dúvidas daqueles que não estão compreendendo episódios de seus vínculos afetivos.
Comento cada ponto explanado, levando em conta que poder haver alguma restrição ao que defendo. Até entendo, já que não me assumo como dono da verdade, especialmente quando tratamos de um assunto tão discutível que é Relacionamento. Todavia, levo em consideração "Princípios Específicos já fundamentados", os quais me nortearam para compor esta redação básica, porém orientadora. 
Então, forneceremos um roteiro, demonstrando quando o relacionamento começou errado, bem como não esteja funcionando adequadamente, mormente quando:
 
1. UM É EXCESSIVAMENTE CIUMENTO.
O ciúme é um sentimento agressivo e às vezes doentio, e que revela três sintomas em potencial:
  • Uma pessoa ciumenta vê o que não existe;
  • Aumenta o que existe;
  • Procura o que não quer achar.
O ciúme é algo complicado porque denota que alguém não está se sentindo bem na relação. Algo deve estar acontecendo que leva a pessoa ser tão cismada. Talvez não sinta segurança por parte do parceiro. Se o ciúme for doentio, aí já é uma situação patológica que deve ser resolvido através do meio terapêutico ou até mesmo espiritual (oração).
O que deve haver num relacionamento por parte de ambos é o ZELO adequado, que leva os envolvidos a cuidarem da união de forma que não haja prejuízo para o companheiro. É necessário combinação, conversa e cuidado recíproco. Daí a relação se tornará a salvo de circunstâncias indesejáveis, entre elas o ciúme.

2. UM SEMPRE AFIRMA QUE ESTÁ SEM TEMPO.
Como preceitua o sábio: "Tempo é uma questão de prioridade." Quem quer tem tempo, quem não quer inventa desculpa. Não devemos nos enganar nesta área, pois quem quer de verdade arruma tempo. Lamento informar, mas aparenta que: A PESSOA NÃO TEMPO É PARA O PARCEIRO DE RELAÇÃO. Por outro lado, tem aquele que marca encontros, e sem motivo razoável desmarca. É prejudicial também, pois não está respeitando teu tempo e nem te levando em consideração.

3. EVITA APARECER CONTIGO EM LOCAIS PÚBLICOS, SÓ QUERENDO PROGRAMAS PRIVADOS.
Se a pessoa não te assume perante os outros (familiares, amigos, etc.), ou mesmo se todos os programas de vocês são privados, tudo bem escondido ou em viagens, algo não está conveniente. Eu sou caseiro, e gosto de programas a dois, contudo sei muito bem quando alguém não quer me assumir. Uma coisa é a preferência devidamente ajustada, e outra é quando um quer distrações diferentes, tais como visitar lugares públicos (Exposições, Shoppings, Parques, Cinema, Feiras, Museus, Lojas, etc.), e o parceiro sempre evita tais espaços. Sei não, mas como uma gíria bem famosa adverte: É FRIA!*  Entendo que alguém está sendo tapeado neste relacionamento.
 
4. AGE COMO SE MANDASSE NO RELACIONAMENTO.
Determina tudo, não abrindo nenhuma brecha para o outro decidir. Só pensa nele, relegando a vontade alheia para segundo plano. É o chamado manipulador, e que sabe manejar muito bem a forma de dominar alguém, especialmente quando se acha e muitas vezes é a parte forte da relação. Fuja do manipulador, pois ele é perigoso e vai transformar tua vida num caos. Manipula psicologicamente, transferindo a culpa de seus atos nocivos para parte fraca da relação. Devemos incutir no coração que na relação normal não há parte forte, e sim a união e igualdade em torno do mesmo fim.
Um lembrete importante: É bem difícil o manipulador gostar de alguém, em especial no âmbito amoroso.

5. NÃO ENALTECE O PARCEIRO, MAS REQUER MUITOS ELOGIOS.
Não agrada o companheiro com palavras ou frases cativantes, e o mais interessante é que sempre exige afagos, reivindicando até mesmo ser chamado de amor na frente de terceiros. É um egocêntrico nato, achando que deve ser paparicado, pois desconhece a reciprocidade benéfica de atenção. Sempre solicita dedicação, e dar que é bom nada. Fuja se encontrar uma pessoa assim.

6. FALA DEMAIS DO EX-COMPANHEIRO.
Não adianta entrar num relacionamento se o outro ainda não está curado do passado. Acredito que o novo amor substitui o antigo, notadamente quando já ocorreu a recuperação, e isto não se dá por uma simples troca de parceiros. De forma alguma! E sim por um tempo de maturação de sentimentos e cura interior. O tempo passa e se for pago o devido preço da restauração emocional, a pessoa estará pronta para amar novamente. Se houve grande afeição no relacionamento anterior, e entrar numa relação de imediato após o término, fará com que ambos sofram: "Um por ainda está gostando do parceiro antigo e o outro justamente por não se sentir apreciado." 

7. A RELAÇÃO TÁ RUIM, MAS VOU CONTINUAR NELA. AFINAL DE CONTAS TODO RELACIONAMENTO É COMPLICADO.
Alto lá!** Não é bem assim. Como tudo nesta vida, qualquer relacionamento por melhor que seja passa por altos e baixos, contudo se as complicações são abundantes e desfavoráveis, algo não está certo. Tudo demais é veneno, e se fatos desagradáveis avolumam-se na relação, ela deve ser repensada.
Duas regras importantes devem ser levadas em conta sobre a complexidade nesta área:
  • Relacionamento complicado = relacionamento ruim.
  • Relacionamento descomplicado = relacionamento bom.
Parece simples, mas muitos têm esquecido estes princípios, e não trazem tais hipóteses tão claras para seus relacionamentos. Ai ficam sugestionados por sofisma*** (Toda relação é complicada), fazendo com que se mantenha em algo que é ruim, mas que colocam pretextos para aguentar a situação.  
 
8. NÃO SINTO ATRAÇÃO, MAS A PESSOA É TÃO BOA.
Quando reparo esta frase, acho-a inconsistente e inteiramente desconectada da realidade para um relacionamento consistente. Lógico que não podemos colocar atração como aquilo mais importante de uma relação compatível, uma vez que outros atributos são mais importantes, tais como: honestidade, fidelidade, afinidade, comprometimento, conduta, etc. De que adianta gostar de alguém bonito e ela não prestar, todavia relegar a atração a um plano bem inferior também não é correto.
Uma relação geralmente começa pelo interesse físico. Normalmente é assim. Beleza é algo subjetivo, e o que é bonito para mim pode não ser para você, mas duvido (pelo menos numa pessoa equilibrada) que alguém se interesse por alguém que não o aprecie fisicamente. Então a justificativa: "Não sinto atração pela pessoa, mas ela é tão boa e direita" não sustenta uma lógica exata para um romance satisfatório. 
 
9. MENTE MUITO OU É ENGANADOR, MAS ACREDITO QUE MUDARÁ.
É uma pessoa enganadora, e sempre tem desculpas para o que faz de ruim, utilizando de pretextos para encobrir o errado. E quando é pressionado afirma que vai mudar. Lamento informar: Este relacionamento está fardado ao insucesso. Mentira é algo doentio que pode desembocar em outros defeitos. Como assim?
Quem mente costumeiramente atrai a desonestidade para a existência, e trair para ela não é difícil. Ou seja, aquele que mente chama outros defeitos para si, já que
um abismo chama o outro (Salmos 42.7a).
Não pense que tal situação vai melhorar, muito pelo contrário a tendência é piorar com o tempo. Só haverá mudança se tiver arrependimento voluntário e verdadeiro, com a devida intervenção divina.

10. NÃO TENHO PAZ NO RELACIONAMENTO, MAS NÃO TENHO FORÇAS PARA SAIR.
Você quer muito alguém, todavia não sente paz nenhuma no relacionamento. É aquela união "entre tapas e beijos", ou seja, com forte desejo, mas a "interação" alinhada com a paz inexiste. No caso em questão não há amor genuíno, pois uma das características do SENTIMENTO MAIOR é a serenidade. Nada neste mundo sem sossego vale à pena, e na relação isso não foge a regra. Tente dominar o coração e aja mais com a razão, pois a continuidade desta convivência te fará infeliz. Se você já discerniu que a relação traz inquietação para tua alma, e quer sair peça força a Deus e Ele agirá em teu favor.

                           Vale salientar que não estou discorrendo para casados, onde o contexto é bem diferente. O que Deus uniu o homem não separe. E só em ocasiões seriíssimas, o SENHOR autoriza a separação, e não por qualquer motivo. Aqui delibero para aqueles que estão solteiros e livres, e que se encontram no começo ou já na constância de uma relação inadequada, e ainda podem terminar algo que não está funcionando bem. Evidente que somente os tópicos expostos não são "sustentáculos" para indicar se o relacionamento está errado, todavia entendo que tais REFERÊNCIAS NEGATIVAS já evidenciam desarmonia no vínculo afetivo. As experiências adquiridas não devem ser deixadas de lado, e aqui registro o que já observei, e porque não dizer em alguns casos experimentei.
Sem esquecer que como em qualquer conjuntura, também no relacionamento, Deus não pode ser deixado de lado, visto que Ele conhece tudo, especialmente naquilo que muitas vezes mesmo na INTELIGÊNCIA ELOGIÁVEL que porventura alguém tenha, não se consegue decifrar o que está acontecendo sem a interferência divina.  
Por fim, exponho dois importantes conselhos que jamais devem ser deixados de lado a respeito de uma relação afetiva:
  • Escolha estar com quem escolha permanecer contigo;
  • Consulte a Deus sobre a vontade dele no teu relacionamento.
_____________ 

*Afirmação empregada como alerta para coisa ruim, prejudicial ou perigosa.
**Expressão usada para uma reconsideração de algum pensamento.
***Sofisma é um argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com regras da lógica, apresenta, na realidade uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa.

2 comentários:

  1. Ótima reflexão. Vale a pena investir com sabedoria num relacionamento mesmo com altos e baixos como diz o texto .

    ResponderExcluir
  2. Ótimo livro 👏 palavras sábias 😍

    ResponderExcluir