Pesquisar este blog

domingo, 9 de abril de 2023

TENHA CUIDADO COM?

                       Você já passou por aquela situação em que 2 + 2 não totaliza quatro, ou seja, a conta não bate?
Circunstâncias que não estamos isentos de passar, onde a inteligência por maior que seja não consegue compreender bem o que está acontecendo.
Fujo se possível de contextos complicados, principalmente daquilo que o meu esforço de entendimento não consegue discernir muita coisa.
Tais conjunturas se reproduzem em alguns campos existenciais, e que passaremos a elucidar, que são: 

1. RELACIONAMENTOS: Você conhece alguém e não consegue entender a relação, pois geralmente a pessoa vem com atitudes desconexas,👇 tornando o que podia ser agradável num emaranhado👇👇 de momentos dissociados de uma realidade aceitável. Não julgo ninguém, e apenas percebo que este tipo de indivíduo deve ser afastado da intimidade. Problemas todos têm, já que a perfeição não é desta terra, contudo uma coisa é conviveres com alguém que não consegues interpretar por mais que queiras. Devemos nos relacionar ao menos no patamar razoável da compreensão humana. O enigma é bom em obra literária ou cinematográfica, e aquilo que não alcanças o entendimento, certamente não te fará bem.

2. NEGÓCIOS: Outro assunto não menos importante é a questão financeira, onde certos negócios surgem do nada e não consegues ter uma explicação plausível para a questão. Numa conversa sobre o tema um amigo expressou que: "Não costuma entrar em operações econômicas que não entende a lógica da transação, e aquilo que não interpreta pula fora"; no que concordei plenamente, acrescentando ainda que: "Talvez se você compreendesse totalmente, aí que não participava mesmo". Muitos negócios são criados no intuito de auferir lucro rapidamente, e alguns são até mesmo escusos,👇👇👇 onde não explicar é o segredo do empreendimento. Todo cuidado é pouco e fuja daquilo que promete enriquecimento rápido.

3. COMPORTAMENTOS: O comportamento irregular em qualquer âmbito, seja no trabalho, numa relação comum, na igreja, no social, etc., deve ser estranhado. Quando alguém expressa algo num momento, e depois em curto espaço de tempo desmente o que foi dito, merece maior cautela na aproximação. Possuo excelente memória para algumas coisas, muito embora me falte para outras, porém presto atenção às palavras e atitudes de quem convivo. Certa vez alguém próximo me falou algo a respeito de um determinado assunto, e depois de um tempo desmentiu o que tinha dito. Como posso confiar nesta pessoa? Errar todos erram, e evidente que não estou aqui para condenar ninguém, todavia deve-se requerer regularidade comportamental. Um procedimento inconstante deve ser tratado com muito cuidado e se for contínuo deve o agente ser afastado da convivência.

4. ESPIRITUALIDADE: No que tange a uma espiritualidade contraditória, automaticamente me vem a lembrança o declinado em 2 Coríntios 11.3 que é: "Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo"; e tal passagem bíblica evidencia que a verdadeira elevação espiritual não pode ser disfarçada, pois ela é SIMPLES como compreensível são os ensinamentos contidos na Bíblia. Desta forma, devemos ter muito cuidado com doutrinas espirituais complicadas, especialmente orientações onde a lógica cristã não predomine. Admito que certos preceitos e dogmas espirituais são confusos para meu entendimento, e não quero nem estudá-los, já que suas justificativas incompreensíveis não me terão como parceiro. Cuidado para a soma 2 + 2 nesta área não ser 5.
 
                Poderia aqui destrinchar outros exemplos de contextos onde a coerência não subsiste, mas estes quatro já são razoáveis e introduz numa mente equilibrada aquilo que devemos ter cuidado. 
A regularidade de atitude pessoal é aceitável mesmo que a conduta de vida não seja tão salutar, pois pelo menos a postura já é conhecida, e conviverás se quiseres ou aceitares os defeitos. Não há engano neste caso, pois o indivíduo demonstra o que é, e não usa de subterfúgio enganoso ou traumas mal resolvidos para querer confundir. 
Exponho por último que já passei por situações confusas em minha vida, e só consegui distingui-las pela ORAÇÃO, para que Deus me fornecesse o discernimento necessário para a elucidação, descortinando os acontecimentos e daí tomei a devida providência. ORE quando estiver ocorrendo algo onde à lógica não se faz presente. 
Assim: TENHA CUIDADO COM AQUILO QUE NÃO ENTENDES, POR MAIS QUE SE ESFORCE EM INTERPRETAR.
 
______________   
                        
👉Incoerentes, inconsequentes, desconectadas.
👉👉Complicado, confuso, complexo, atrapalhado.
👉👉👉Suspeitos, duvidosos.

3 comentários:

  1. Deus é tudo em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. Perfeitamente Correta Estás Suas Palavras! A Coerência Faz Parte Do “Processo Da Compreensão”! 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir