Respeito é um valor importante para uma considerável parte da sociedade, e tem a ver com o nível de consideração entre indivíduos. Todavia, alguns possuem uma noção equivocada de respeito, pois consideram as pessoas mais pela condição financeira, status e possível influência que tenha, ou ainda, resultante da força do poder político, da capacidade física ou outro fator qualquer.
Quando conhecemos alguém, a reputação é algo que deve ser levado em conta. Desta forma, o respeito verdadeiro e recíproco condiciona-se normalmente a um comportamento existencial adequado.
Observamos que no real sentimento de respeito, algumas singularidades se fazem presente, tais como:
- Tratamento atencioso e consideração ao semelhante.
- Que não haja ofensa ou insulto no Relacionamento.
- Obediência e acatamento a hierarquia no campo profissional.
- Submissão as leis vigentes.
- A devida deferência as Autoridades públicas, militares e judiciais.
O respeito não advirá por imposição de ideias, sisudez de comportamento ou pela força, onde a obrigação de reverência é imposta pelo medo.
Conheci indivíduos que não eram favorecidos na área financeira, e nem eram detentores de maior poder, todavia eram respeitados por alguns motivos, senão vejamos:
- Falavam o necessário.
- Possuíam bom comportamento.
- Não forçavam suas ideias, e só expressavam suas opiniões quando lhe eram solicitados;
- Acompanhavam-se de pessoas também respeitadas.
- Não se achavam superiores nem tampouco se menosprezavam.
- Estabeleciam limites nos relacionamentos, para que não houvesse desrespeito.
- Tratavam os semelhantes de forma igual.
- Não exibiam seus ganhos econômicos ou conquistas.
- Eram discretos.
- Tinham "BOM HUMOR", mas não se portavam com gaiatice,* espírito de jocosidade** ou brincadeiras de cunho ofensivo.
O respeito não é algo forçado e que alguém obtém porque deseja ou pode comprar. O genuíno respeito é um sentimento profundo de admiração que nutrimos por alguém, em especial pelo bom caráter e por boas qualidades.
Respeitamos quem é verdadeiro e honesto. O mentiroso e o usuário de subterfúgios enganadores não têm como ser admirado, pois alguém que não "Se dar o respeito também não será respeitado". Após contextualizar com a frase recém exposta, no registro de um sentimento nostálgico, me vem à lembrança o meu saudoso pai Geraldo Medeiros de Araújo, que me repreendia, quando fazia algo que ele não gostava, com a expressão: DÊ-SE AO RESPEITO; no que atendia rapidamente a referida advertência. É importante também salientar que meu pai foi um homem respeitado, tendo deixado um importante legado de um: HOMEM COM UMA CONDUTA ÍNTEGRA!
Não respeitamos aquele que é incoerente, quando de DIA pronuncia uma coisa e de NOITE desmente o que foi dito. Respeitamos um homem de responsabilidade, quando reconhecemos que tudo que CONSEGUIU NA VIDA foi de forma honesta, diligente e abençoada.
Para rematar, considero que DEUS é o ser que merece a maior consideração, pois é o CRIADOR de TUDO e de TODOS, e PERFEITO em suas obras. E ai daqueles que não aceitarem a grandeza do "Altíssimo", pois no final dos tempos entenderão definitivamente de uma maneira ou de outra, que em relação a Deus: "Respeito e obediência nunca foi demais e Ele sempre gostou"!
______________
* Malícia, traquinagem, travessura.
** Zombaria, pilhéria, gozação.
Muito bom esse texto, assim como todos os outros que tenho lido. Aprendi muito com suas postagens primo,e nesse em particular no tocante a seu pai,de veras era demais respeitoso o meu tio Geraldo.
ResponderExcluir🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
ResponderExcluirAnônimo. Excelente colocação, ao reportar-se ao meu saudoso cunhado (seu pai)!!
ResponderExcluirObrigados pelos comentários!
ResponderExcluirBelo texto, bem como os demais perfeitamente descritoos no seu livro Linhas Edificantes! Parabéns, meu amigo Geraldo Junior.Um forte abraço.
ResponderExcluirAbraços, e que DEUS te abençoe!
ResponderExcluirPura verdade meu amigo júnior.respeito de tudo a vê com o ser, não com o ter... maravilhosa mensagem.
ResponderExcluirRatificando de por têm tudo...
ResponderExcluirParabéns
ResponderExcluirMuito me enriqueceu , o seu belíssimo relato sobre o seu saudoso PAI
Em Cristo
Bonifácio