O homem possui forte necessidade de ser ouvido. Como é ruim falar e ser ignorado, principalmente quando mais se necessita de um ombro amigo. E o pior é quando alguns não ouvem de propósito, fazendo jus aquela expressão popular: Ouvidos de Mercador*; quando não se dá a mínima importância para que alguém fala. Triste realidade de uma pessoa que não é escutada!
Muitos não ouvem pelas seguintes razões:
- Já estão envolvidos com problemas próprios;
- Não possuem tempo para parar um pouco e prestar atenção ao outro;
- São pessoas literalmente egoístas na acepção do termo;
- Entendem que mesmo ouvindo não podem fazer nada;
- Ignoram o sofrimento alheio.
O certo é que muitos desconhecem a utilidade de simplesmente ouvir o que o semelhante tem a dizer. Só em ter a audição atenta aos anseios do outro já pode ajudar em muito.
É de Paul Tournier a significativa frase: "Não há como superestimar a necessidade humana de ser ouvido"; demonstrando a importância de tal procedimento, já que o indivíduo carrega no íntimo esta necessidade. Os psicólogos que o digam, pois na audição de alguém já possibilitará em muito o êxito de um tratamento. Falar é bom, mas ouvir fará com que a pessoa sinta-se importante, e possa até aliviar a "Carga Emocional" que esteja carregando.
Mas se, ainda, ninguém estiver disposto a ouvir, DEUS escutará, porque assim expõe o Salmo 38.15: Em ti, Senhor, espero; tu, Senhor meu Deus, me ouvirá". Que compromisso maravilhoso com garantia de fiel cumprimento, demonstrando o quanto Deus é atento ao clamor do homem. Fale e nem precisa ser em alto som, e o Senhor certamente OUVIRÁ.
Atestamos ainda que as maiores vantagens de ser ouvido por Deus é que:
- Ele nunca te trairá, revelando a terceiros teus segredos e tuas maiores necessidades;
- Só Ele e mais ninguém tem como resolver satisfatoriamente aquilo que te aflige.
_______________
*A versão mais comum da origem da expressão afirma que o mercador, pessoa que deslocava entre diferentes locais para vender mercadorias, e que gritava tanto para anunciar e publicizar seus produtos, que acabava ficando totalmente indiferente a quem com ele falava, já que não conseguia ouvir.
E como há tantas pessoas à busca de um ouvido empático!_Deus é a solução!
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
ResponderExcluirTer empatia para ouvir o próximo já é um acalanto pra pessoa!
ResponderExcluir