Pesquisar este blog

sábado, 4 de novembro de 2023

CONQUISTAR!

 
Conquistar é alcançar algo, ou ainda conseguir determinada coisa, por esforço ou merecimento. E em outro sentido significa apossar-se ou dominar pelas armas; subjugar, tomar.
Quando analisamos detidamente a palavra CONQUISTAR algumas circunstâncias satisfatórias vem à mente, tais como:
  • Aquele curso superior tão ansiosamente desejado, e que após um longo período de estudo tem-se a graduação;
  • Aquele tão sonhado primeiro carro, quando se coloca todas as economias acumuladas na compra, e se consegue adquiri-lo;
  • Aquele ótimo emprego, função ou situação econômica gratificante que tanto se lutou para obter, e que acontece maravilhosamente;
  • Aquele desejo pessoal alcançado e que para alguns parece bobagem, todavia é algo por demais aguardado para alguém.
Enfim, as mais variadas aspirações que são concretizadas e impulsionam a felicidade daqueles que conquistam.
Por outro lado, no que tange a conquista na ÁREA AMOROSA, possuo uma visão que alguns podem até divergirem e que passarei a expor. 
Quando converso com uma dama e ela expressa que em relação a um possível ROMANCE tem que ser conquistada, eu desde já fico cismado, especialmente se tiver um interesse a mais. Lógico que é natural ao homem tomar a frente no FLERTE. Agora o homem ser totalmente o conquistador nessa área, sem esperar nada em troca, não é o mais acertado. Entendemos que em relação ao amor é necessário ter os dois lados da questão. 
Alguém pode está perguntando: Por que tal entendimento?
Explico de imediato que: "Não contemplo ninguém, especialmente uma mulher como um troféu a ser apossado". A conquista na relação não deve ser só uma atribuição masculina.  É preponderante que haja reciprocidade para que tudo progrida bem. Deve-se fazer a parte que cabe, mas também esperar a devida correspondência. Se não houver mutualidade, acreditem que existe um fraco na relação. O que não é nada interessante, pois é o BEM QUERER SIMULTÂNEO que tornará o relacionamento mais FIRME.
Quando alguém (homem ou mulher) explana que quer ser conquistado, dá a entender que não está muito interessado, e quer ganhar tempo, esperando que mimos, palavras ou outras circunstâncias possam mudar o quadro do seu coração. 
"QUEM QUER, QUER; QUEM NÃO QUER, ESPERA OU GANHA TEMPO" é uma citação sintomática* que expressa uma grande verdade quando o assunto é relacionamento. 
Seria insano de minha parte declarar que devemos deixar totalmente de lado a conquista no relacionamento. Evidente que não! Mas defendo a CONQUISTA BILATERAL, principalmente a existência do TRATAMENTO E CORRESPONDÊNCIA ADEQUADA, onde afagos e delicadezas sejam recíprocos. 
Deve-se almejar o sentimento de alguém da forma correta, e não como se fosse uma barganha** ou algo baseado em sofismas,*** galanteios falsos e palavras até adaptadas para uma conquista, entretanto longe da VERDADE.
No amor verdadeiro não existe o "Falso Artifício" da Conquista, como Giacomo Casanova e o personagem fictício Dom Juan DeMarco**** fizeram tão bem, mas totalmente destituído de veracidade. A conquista sensata e concreta advirá de carinho, sinceridade, respeito e fidelidade, que obviamente colocará SEGURANÇA naqueles que estão envolvidos. 
O AMOR é algo que não se conquista facilmente, pois é um atributo divino colocado no coração daqueles que se interessam verdadeiramente pelo bem do parceiro e querem que tudo seja combinado e na motivação correta.
A soma correta para a Conquista é: INTERESSE RECÍPROCO + CARINHO; pois é melhor que elogios lisonjeiros e falsos para alguém que em alguns casos também não está sendo verdadeiro.
Assim, não aja como um "PERSONAGEM" para agradar ninguém. Quem realmente te quer, te aceitará como és, e te amará com um amor genuíno que derivará de Deus.    

_______________

 
* Significativa, indicadora, reveladora, sinalizadora.
 
** Permuta, transação.
 
*** Evasivas, fraudes, enganos. Argumento ou raciocínio concebido com o objetivo de produzir a ilusão da verdade, que, embora simule um acordo com as regras da lógica, apresenta, na realidade, uma estrutura interna inconsistente, incorreta e deliberadamente enganosa.
 
**** Casanova, o sedutor de Veneza. Artista, escritor, aventureiro, libertino, sedutor e trapaceiro. Poucos personagens foram tão controvertidos e tiveram vida tão conturbada no seu tempo quanto o célebre conquistador italiano. E Don Juan é um personagem fictício, geralmente tido como símbolo da libertinagem. Originado no folclore, adquiriu forma literária no romance do século XVII El Burlador de Sevilla (1630), atribuído ao dramaturgo espanhol Tirso de Molina.


6 comentários:

  1. Concordo plenamente com você.Td deve ser verdadeiro e cristão!Boa 'noite,Medeiros!

    ResponderExcluir
  2. Muito pertinente suas colocações sobre conquistas recíprocas .👏👏👏

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!Um relacionamento tem que ser recíproco 👏💯

    ResponderExcluir
  4. A conquista deve ser ,de fato, recíproca,sincera e dentro dos princípios cristãos para quem assim declara ser!_texto bem explicativo!ainda espero alguém para trocar essa experiência!

    ResponderExcluir