Aprecio filmes antigos, e tem uma película cinematográfica bem interessante, cujo título é "Sabotador" (Produzido nos EUA no ano de 1942), o qual foi eficazmente dirigido pelo cineasta Alfred Hitchcock, e estrelado por Robert Cummings, Priscila Lane e Otto Kruger, e a sinopse é: "Mecânico de avião é injustamente acusado de sabotagem na fábrica onde trabalha. Disposto a provar sua inocência, ele vai atrás do único que pode ajudá-lo, o verdadeiro sabotador, e acaba desvendando uma rede de espionagem nazista."
Infelizmente, o ato de sabotar, quando se dificulta ou prejudica uma atividade qualquer, não só existe na ficção, já que na realidade acontece e muito. E tal circunstância ocorre de duas formas em potencial, que são:
- Autossabotagem.
- Sabotagens nas mais diversas formas, entre elas a criminosa.
Nesta composição, me aterei a Autossabotagem e a que denomino Sabotadores de Alegria, que passarei a elucidá-las:
1. AUTOSSABOTAGEM
Autossabotagem significa uma série de comportamentos em que criamos empecilhos e problemas que nos impedem de atingir um objetivo. Através de condutas negativas, inconscientemente agimos no sentido oposto às nossas necessidades e desejos.
Autossabotagem é talvez a mais danosa das sabotagens, pois o inimigo maior é a própria pessoa. Nada tem o poder mais intenso de prejudicar que o boicote próprio. É algo nefasto, pois quem se porta desta forma, tudo que tentar produzir terá a tendência de cair por terra.*
A autossabotagem também advirá de comportamentos derrotistas. Daí atrasará a realização de qualquer tipo de empreendimento, e pode ocorrer nos seguintes cenários:
- Acreditar que não é merecedor de determinada conquista.
- Se sentir inferior.
- Se comparar com os outros frequentemente, entendendo que o semelhante sempre está melhor.
- Focar-se em pensamentos negativos.
- Um medo quase "psicótico"** de falhar.
- Se culpar por tudo que acontece de mal.
- Ser perfeccionista, achando que o ótimo não está bom.
2. SABOTADORES DE ALEGRIA:
Como são nocivos os sabotadores de alegria, e vão importunar quem se aproximar deles. Soube de um indivíduo que adquiriu a tão sonhada "PRIMEIRA CASA", uma vez que só tinha morado em imóveis alugados. E depois desta aquisição ficou numa satisfação que era notório para todos. Ocorre que ele recebeu um "amigo" em sua nova residência, e este ao invés de elogiar a compra, afirmou que a habitação era pequena e muito longe do centro da cidade. Bem, quem tem um amigo desse tipo, certamente não precisará de inimigos. É o chamado sabotador de alegria. Temos vários exemplos deste tipo de sabotador, mas a meu ver o exemplo fornecido é por demais frequente.
Tristemente, chegamos a uma conclusão: O Sabotador de alegria não ficará contente com as conquistas alheias, e fará de tudo para que o semelhante se entristeça. Por que ele faz isso? Não se tem como evidenciar uma opinião concreta, sem conhecer o contexto da RELAÇÃO. Dependerá em muito do parâmetro*** de uma amizade ou da liberdade que é concedida para o sabotador, mas ouso expor: Na maioria das vezes, o sabotador de alegria age movido pela inveja.
Mas, como se prevenir deste tipo de pessoa?
Pelo discernimento, ou seja, deves ter a capacidade de perceber a diferença entre o amigo VERDADEIRO do FALSO. A capacidade de distinguir este tipo de pessoa evitará maiores contratempos. Que ele seja feliz, mas longe de ti, pois de nada te acrescentará.
Para enfrentar determinadas chateações é interessante possuir uma autoestima apropriada, pois além de manter o amor-próprio, fará com que os aspectos existenciais favoráveis estejam devidamente entrosados com a lógica divina. Quem se RESPEITA é certo que não vai se auto sabotar.
O sentimento de uma autoestima pertinente, conjugado com FÉ, além de evitar a AUTOSSABOTAGEM, também combaterá os SABOTADORES DE ALEGRIA, pois quem se valoriza e confia em Deus se afasta das amizades falsas.
Assim, é nessa soma vitoriosa: AMOR PRÓPRIO + CONFIANÇA EM DEUS, que tiraremos de nossa vida os "Sabotadores de Alegria" e não praticaremos a "Autossabotagem".
_______________
*A expressão pode indicar que algo não se concretizou ou não se sustentou. Exemplo: Todos os seus planos caíram por terra.
**Desequilibrado, louco, transtornado.
***Padrão, critério, medida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário