Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de maio de 2024

MISERICÓRDIA!

As definições mais significativas de Misericórdia são:
  1. Sentimento de solidariedade em relação a alguém que sofre um problema pessoal ou que caiu em infelicidade; dó, compaixão, piedade.
  2. Ato concreto de manifestação desse sentimento, como o perdão, indulgência, graça, clemência.
Como maior exemplo de misericórdia tem-se a divina, que é o efetivo amor de um Deus que não leva em conta os atos de desobediência contra Ele praticados, já que: "Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!" (Lamentações 3.22-23). 
A palavra misericórdia tem origem latina. É formada pela junção de miserere (ter compaixão) e cardis (coração). É assim que Deus age conosco, e na sua extrema afetuosidade é o único que possui uma incondicional compaixão pelo homem. E todos precisam diariamente dessa misericórdia, uma vez que não há uma só pessoa que não necessita da porção de indulgência plena de um Deus tão fabuloso.
Se acordarmos foi porque o Senhor nos concedeu este presente por sua benevolência, para que pudéssemos contemplar a luz de um firmamento* tão majestoso.
O homem é falho e carente da graça de Deus, pois pedimos perdão por um pecado praticado, e depois cometemos o mesmo deslize. Todavia, o SENHOR pela sua misericórdia nos contempla como tivesse cogitando: "Vai filho, te concedo uma nova oportunidade para seres melhor". Deus conhece nossas fraquezas e todos os desacertos cometidos, mas mesmo assim, Ele por sua "GRAÇA" perdoa e nos condiciona a voltarmos a viver sob sua dependência.
Este Planeta passa por calamidades, mas muitos não sabem que tudo estaria bem PIOR se não fosse à misericórdia divina. O mundo já teria sido destruído, se não fosse a "Mão de Deus" com sua compaixão firme e benevolente.
E no que tange ao indivíduo, por melhor comportamento que ele tenha, sempre necessitará do infinito amor e perdão divino. A misericórdia de um Deus tão amável e compassivo** nos incita a termos o mesmo comportamento com o semelhante, pois assim Jesus determinou: "Sede misericordioso, como também vosso pai é misericordioso" (Lucas 6.36). Portanto, podemos e devemos seguir esta santa advertência no relacionamento com os outros.
Assim, devemos receber com alegria esta dádiva divina, sem, no entanto exagerarmos, pois muito embora Deus seja magnânimo, também age com JUSTIÇA. E para tanto, se estais procedendo erroneamente e maculando teu relacionamento com o SENHOR: Pare, Medite, Ore e Rogue: "Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias." (Salmos 51.1).  

______________

* Céu.
** Sensível, terno, piedoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário