Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de junho de 2024

INFERIORIDADE. Descarte da tua vida!


Tem crescido em demasia na sociedade moderna cenas de racismo, bullying,* discriminação social e outras situações similares. E o mais surpreendente é que em certos casos de segregação, a hostilidade e xingamentos ocorrem entre pessoas do mesmo país ou região, quando alguns se sentem "superiores", e afirmam de forma pejorativa** que semelhantes são matutos, provincianos, indigentes e outros adjetivos não menos infelizes e danosos.
Poderia aqui citar vários exemplos de atos negativos nessa área, mas compreendo serem desnecessários. Tais experiências estão sendo mostradas costumeiramente no universo midiático. Entendo que tais acontecimentos são deprimentes e devem ser legalmente combatidos.
Nestes casos alguns ficam suscetíveis ao que vem dos outros, especialmente as ofensas recebidas. Para uma defesa emocional eficaz, desde já ofereço um conselho significativo a ser seguido que é: "Ninguém pode te colocar para baixo se você não se sentir assim"; ou basicamente: SÓ TE AFETA AQUILO QUE VOCÊ PERMITE!  
Somos especiais para Deus, e não deixe ninguém te colocar para baixo, seja em anedotas depreciativas ou por comentários infames, tais como falar do teu físico, condição financeira ou até mesmo de tua cor. Estas situações quando ocorrem, não procedem de DEUS, porquanto ele só observa o "melhor" do ser humano. Quando alguém vier ante a tua presença com termos indelicados, educadamente rejeite prontamente, pois quem está por trás disso é o diabo, e ele sabe como ninguém desfazer do homem. 
Uma certeza devemos possuir: Na conduta existencial nem somos superiores a ninguém, nem tampouco inferiores. Somos todos importantes, pois fomos criados pelo DEUS TODO PODEROSO, e tudo que ELE fez ou faz não merece nenhum reparo.
Por outro lado, recentemente observei um certo "famoso" afirmar com empáfia que era ídolo de um segmento, precisamente o futebolístico. Não obstante seu convencimento, de imediato notei que ele tinha problema de autoestima e inferioridade. Quando um indivíduo precisa REAFIRMAR com intensidade que é o maior, ele interiormente não se sente assim. Não ouvi nem observei o cantor brasileiro Roberto Carlos afirmar que era ídolo musical, pois ele sempre agiu com equilíbrio nessa área. Mesmo que muitos não apreciem seu tipo de música, reconhecem integralmente a competência dele. QUEM É NÃO PRECISA DIZER!
Quando alguém precisa de suporte emocional por uma fraqueza interior não resolvida, automaticamente se coloca sob o controle das circunstâncias ou de terceiros. Não é adequado ser dependente de elogios ou de contextos não condizentes com a realidade. Ao faltar aplausos para aquele que se comporta desta forma, à inferioridade aumentará, pois estará baseado num alicerce sem estrutura.
Reconheça a tua relevância, e acima de tudo guarde o teu coração (Provérbios 4.23) e rejeite as influências negativas. Assimile que o teu amor próprio está baseado no valor que Deus te dá. Olhe sempre para frente, mantendo o olhar fixo no que está adiante de você. Observe seus passos, fugindo do mal e dos maliciosos. Ande por caminhos corretos e terás segurança, e como consequência realmente saberás o VALOR que tens, e que nada nem ninguém desconstituirão a tua real importância.
Continue se valorizando, sem antes esquecer que se fores vitorioso, foi porque Jesus te comissionou para tal. Trate o semelhante da mesma maneira que queres ser tratado, sem desmerecer ninguém, e estarás agradando a Deus e aos homens. Para aquele que está tendo problema com a autoestima, peça com FÉ a Deus para que ELE trabalhe no teu íntimo, e certamente entenderás definitivamente o que é ter um amor próprio adequado.
Para rematar, reitero e aproveito a feliz frase de Eleanor Roosevelt: "Ninguém pode fazer com que você se sinta inferior sem o seu consentimento."
 
_________________

* Bullying é uma prática sistemática e constante de agressões e intimidações cometidas por uma pessoa ou grupo contra um indivíduo, causando danos, principalmente, a suas vítimas.

** Depreciativa, desdenhosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário