Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de junho de 2024

VELHICE. A beleza da melhor idade!

 

Estava assistindo a entrevista de uma cantora brasileira já idosa, naquele tipo de programa onde a maior parte do auditório são de jovens. O apresentador perguntou a idade da cantora e quanto tempo tinha de carreira musical. Ela respondeu, e parte do público ali presente fez um enorme burburinho, como se tivesse caçoando de sua idade, e a artista de forma lúcida, equilibrada, inteligente e lacônica,* apenas replicou: EU CHEGUEI LÁ!. Pois é. Uma bela resposta.
O ator americano George Clooney afirmou também numa entrevista que em relação à velhice têm-se duas opções: Ficar velho ou morrer, e ele preferia à primeira.
Muitos não enfrentam bem a velhice, seja por insegurança, medo, ou simplesmente incapacidade para lidar com esta etapa da vida. Entendem que o melhor da existência ficou no passado, deixando de curtir o presente, ou não esperando nada do futuro. Outros se descontrolam emocionalmente ao pensarem na velhice, querendo escapar de algo que não tem fuga. Quando devia adequar o coração (aqui no sentido do âmago interior da inteligência humana) a lidar de maneira satisfatória com a situação.
Estou envelhecendo como qualquer pessoa, mas confesso que tive momentos no passado que me senti muito mais velho do que sou hoje. Por quê? Justamente por naquele tempo ter deixado uma EMOÇÃO RUIM me dominar, quando deveria ter controlado os sentimentos negativos. E hoje lido bem com a idade, sempre esperando o melhor de Deus.
Não se tem só desvantagens no envelhecimento. Você que se preocupa demasiadamente com a IDADE, tire imediatamente tal pensamento da tua MENTE. Tenha firmeza e pense positivamente, vivendo cada dia intensamente. Uma velhice equilibrada traz sabedoria, sensatez e induz a sermos perseverantes na fé. Ao envelhecermos de forma harmoniosa, teremos o entendimento do que realmente SOMOS e para quem devemos olhar e levar nossos problemas, aflições e irritações: DEUS
A Bíblia transmite que as pessoas mais velhas devem ser honradas e respeitadas. A sabedoria vem com o aprimoramento das experiências vividas, fazendo com aprendamos a ter cada vez mais moderação. Mesmo na velhice podemos produzir e ser ativos. A Bíblia também mostra que idosos são usados por Deus, sendo instrumentos DELE, conforme registrado no versículo: "Mesmo na velhice darão fruto, permanecendo fortes e cheios de vida" (Salmos 92.14).
O Senhor nos ajuda em qualquer estágio de nossas vidas, mas na velhice ELE estará muito mais presente, pois: "Eu serei o mesmo até quando os vossos cabelos brancos chegarem e ainda na idade avançada Eu vos sustentarei; Eu vos criei e vos conduzirei; sim, Eu vos levarei e vos livrarei!" (Isaías 46.4). Deus nos conhece por dentro e por fora, e supre todas as necessidades, especialmente ao envelhecermos. Independe de idade a necessidade de Deus, mas quanto mais o tempo passa, a procura por Deus deve ser mais fundamental.
Reconheça o poder divino sobre você e expulse sentimentos de inferioridade e negatividade. Tenha confiança e aproveite o que de melhor a vida traz. Viva o presente e não pense em demasia no passado, e só acolha as boas memórias sem, contudo ficar preso a elas. Entre algumas vantagens da velhice temos:
  1. Simplesmente estar vivo.
  2. Com os idosos permanece à sabedoria, e na abundância de dias o entendimento.
  3.  O veterano pela maturidade, muitas vezes consegue antever o que está para acontecer. O saudoso humorista brasileiro Chico Anísio declarou certa vez que uma das maiores vantagens de envelhecer era a EXPERIÊNCIA.
Cada dia é um presente de Deus, e aproveite-o de uma maneira prazerosa, adequada e principalmente responsável, não jogando fora com aquilo que não vale à pena. Tenha amigos e passeie sempre que puder. Um passeio por mais próximo que seja deve ser bem aproveitado.
Leia bons livros, especialmente a Bíblia, pois: "Lâmpada para meus passos é a tua palavra e luz no meu caminho" (Salmos 119.105). Estabeleça um período diário de oração, pois tal ato te ajudará bastante a combater as dificuldades do envelhecimento. Assista programas, filmes, shows e documentários televisivos, desde que sejam decentes e instrutivos. Se afaste de tudo aquilo que te chateie e que venham de pessoas amarguradas e infelizes que queiram dividir contigo uma "Falta de Paz" por algo que não te diz respeito.
Não se esqueça de uma questão primordial que é: "Ficar perto daqueles também te querem por perto". Boas companhias, com reciprocidade de afinidades, te ajudarão em muito na velhice. Uma amizade negativa, além de prejudicar, ainda te roubará os prazeres desta vida, tirando a tua tranquilidade.
Que os anos restantes, no que depender de tuas atitudes, sejam os melhores possíveis, com alegria e confiança no Senhor. Lute contra a tristeza, compreendendo que só: ENVELHECE BEM QUEM NÃO TEM MEDO DE ENVELHECER.
Se preocupe com o que vale a pena. Não queira mudar o inevitável. Deixe para Deus resolver coisas difíceis, pois só ELE consegue ajeitar o inaceitável. Não se preocupe em demasia com a velhice, pois o SENHOR não te abandonará e confie NELE com FÉ, continuando na caminhada, e tudo dará CERTO.
Assim:
  • "Não se sinta mal por envelhecer. Muitos não terão esse privilégio".  
  • "Que importam os anos? O que importa mesmo é comprovar que, afinal de contas, a melhor idade da vida é estar vivo." 
_____________
 

*Sucinta, breve, abreviada, resumida.

4 comentários: