Se
dividires esporadicamente a mesma mesa com uma pessoa, não será algo
tão relevante no que tange a intimidade, especialmente se for relativo a um encontro social ou atividade
exclusivamente profissional. Por outro lado, ao sentares numa mesma MESA costumeiramente com alguém, aí já não será um compromisso desimportante, pois denotará uma significativa proximidade.
É importante conhecer bem alguém, antes de envolver-se numa maior convivência. Em sendo assim, é preferível não compartilhar cotidianamente uma mesa com um indivíduo complicado, do que um dia ter que retirar-se definitivamente de sua companhia. "Melhor prevenir do que remediar" é uma expressão indicadora, na qual se deve evitar o risco ou um perigo, sob pena de ter que reparar os danos depois.
Aqui não estimulo a nunca sentar-se à mesa com quem você ainda não é íntimo. Claro que não, pois como você vai conhecê-lo bem! Apenas incentivo a não exceder os limites da convivência, quando detectares atitudes inconvenientes ou erros sérios. Ao discernir algum contexto inadequado de alguém, deixe de compactuar de sua companhia. Pois se continuares nessa relação, inevitavelmente chegarás a uma situação imprópria, onde poderás até mesmo romper a relação de uma forma traumática, quando no começo um afastamento discreto, poderia amenizar consequências negativas. Ao continuares com um relacionamento que estás sendo magoado regularmente, lá na frente não poderás reclamar do que você permitiu. Tenha sabedoria e corte algo inadequado no momento oportuno, para que pelo menos possas manter as regras de uma convivência civilizada, mesmo distante da companhia que antes era mais cotidiana.
Sob outro enfoque, precisamente o espiritual, em especial para quem quer agradar a Deus, torna-se relevante não se acompanhar nem se assentar com aqueles que zombam de DEUS. EXPLICANDO MELHOR: Evite sentar com aquele que critica ou ironiza a tua fé. Se ele não acredita em Deus, deve ser respeitada a opinião, todavia nem por isso deves sentar na mesma mesa que ele, e ouvi-lo destilar todos os venenos emocionais, ainda mais querendo ridicularizar o teu SENHOR.
Assim, o verdadeiro contentamento impera entre aqueles que acreditam, seguem e louvam a DEUS, e que não se acompanha ou SENTA NA MESMA MESA com o incrédulo*, alguém maldoso ou quem é de difícil convivência, e não esqueça que: "O Caráter de um homem é formado pelas pessoas com quem escolheu conviver" (Sigmund Freud).
______________
*Descrente, ímpio, ateu, infiel.
👏👏👏👏👏👏👏SENSACIONAL. 👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirExcelente texto,edifica as regras da convivência.
ResponderExcluirObrigado pelos comentários
ResponderExcluir