Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de julho de 2024

ESCONDIDOS!

 
Aquele que se ESCONDE normalmente pratica o ato de forma privada, quando pretende permanecer oculto.
Mas, quando é o próprio Deus que esconde alguém? Quando isso acontece?
Deus tem uma forma bem peculiar, para não proclamar diferente de proceder em certas ocasiões. ELE por vezes esconde alguém, para protegê-lo e depois utilizá-lo de forma extraordinária e torna-lo conhecido publicamente. Todavia, em certos casos, oculta outros continuamente para serem coadjuvantes* numa vitoriosa engrenagem espiritual.
Ao discorrer sobre o assunto, lembro do célebre Rei Davi, que passou incógnito uma considerável parte da existência, quando pastoreava as ovelhas do seu pai Jessé. Até que um dia, Deus incumbiu-lhe para uma grande obra, e o "pastor de ovelhas" tornou-se o maior estadista que Israel já teve. Davi quando desconhecido e nos seus afazeres diários, estava sendo preparado por Deus, até que tivesse a experiência necessária, para concretizar uma importante missão. Já outros são literalmente escondidos pelo Senhor e não terão uma maior aparição pública, ou talvez nenhuma.
A Bíblia contém referências aos escolhidos famosos, tais como o próprio Davi, Moisés, Noé, Abraão, José, Apóstolo Paulo entre outros, mas também faz menção aos desconhecidos, e temos três exemplos interessantes:
  1. Quem foi o homem que socorreu José, quando estava errante no deserto? (Gênesis 37.15-17).
  2. A menina escrava, serva da mulher do general Naamã. Seu nome? Sua história? (2 Reis 5.2-4).
  3. Os irmãos que salvaram a vida de Paulo, descendo-o num cesto, através de orifício do muro em Damasco, capital da Síria. Quem eram eles? (Atos 9.24 e 2 Coríntios 11.33).
Além destes, outros "Escondidos ou Desconhecidos" agiram positivamente para que fosse cumprido o desígnio divino, e receberam a recompensa de Deus.
O certo é que ninguém se destacará sozinho, sem ajuda de terceiros, e os escondidos (desconhecidos) são por demais necessários. Trazendo o tema para o campo secular, dificilmente um CANTOR mundialmente reconhecido terá SUCESSO se não tiver um empresário competente, uma banda ou um conjunto devidamente organizado e outros cooperadores. Nesta junção o projeto se estabelecerá e terá o êxito esperado. No que tange ao lado espiritual a importância dos "ocultos" torna-se ainda mais relevante, pois eles serão reconhecidos por aquele que realmente vale a pena: DEUS.
O Senhor não faz acepção de pessoas, e desta forma, se não estais aparecendo para o mundo, seja materialmente ou espiritualmente, não se entristeça. Continue fazendo com "excelência e discrição" o teu trabalho ou a missão que Deus te capacitou, e no final serás reconhecido pelo TODO PODEROSO.
Agora, se fostes escondido por um tempo, e depois Deus te tornou conhecido ao fazer uma grande obra, assimile também que o teu compromisso duplicará, pois: "A quem muito foi dado, muito será exigido; a quem muito foi confiado, muito mais será pedido" (Lucas 12.48). Em qualquer área humana, a responsabilidade aumentará, dependendo do que estejas a realizar. Se o SENHOR te delegou para algo superior, Ele te fornecerá os meios necessários para a missão, e caso você tiver destaque, entenda que toda "Glória" pertencerá ao Altíssimo.
Todavia, se Deus intenta que faças uma missão ou encargo de forma discreta, sem uma maior visibilidade, continue nesta obra animadamente, e no futuro, como já declinado, receberás a tua recompensa.
Assim, não importa se escondido ou não, o que tiveres de fazer, opere com denodo** e contentamento. Permaneça naquilo que foi designado, independentemente de elogios que possas receber, e acima de tudo, não ESMOREÇA ante as contrariedades deste mundo.
 
_____________  
 

*Auxiliares, assistentes, ajudantes, colaboradores, cooperadores.

**Esforço, coragem, bravura, ousadia, audácia.

6 comentários:

  1. O último parágrafo e assim como todo a mensagem na minha opinião é uma ORAÇÃO. Por isso digo "PARA SEMPRE AMÉM
    Leni

    ResponderExcluir
  2. Eita, abençoado Jr. Excelente reflexão da nossa vida.
    Deus continue te usando sempre.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado linda palavras

    ResponderExcluir