Estava presenciando uma solenidade, quando identifiquei um cidadão, o qual estava sentado no auditório como eu. Ocorre que outrora ele foi à maior autoridade daquele recinto, e que perdeu o cargo, digamos por atitudes inadequadas. Passei a refletir sobre o assunto, reconhecendo que de fato ele era preparado, pelo menos intelectualmente, para o ofício. E ao ponderar a razão daquele homem ter sido afastado, uma resposta silenciosa e consistente sobreveio no meu coração: ELE NÃO ERA TOTALMENTE PREPARADO PARA O CARGO. Lamentável, mas uma conclusão bem evidente.
Como já explanado, ele realmente tinha um vasto conhecimento para o encargo, todavia não contava com as maiores qualidades a meu ver para o exercício de uma função de chefia, que são:
- A verdadeira SABEDORIA, que não é a humana;
- HUMILDADE;
- SENSATEZ;
- CAPACIDADE de LIDERANÇA.
QUEM MUITO RECEBE MUITO LHE SERÁ COBRADO. Quanto maior a incumbência de alguém, as exigências e responsabilidades também serão acrescentadas. E determinadas e importantes funções, sejam de ordem pública, judiciais, referentes a ministros de confissão religiosa* e demais cargos de autoridades, requer total devoção, ao menos para aquele que pretende exercê-la adequadamente e deixar um legado** que o tempo não apagará facilmente.
Se Deus te colocar em alto patamar, te proporcionando um alto cargo seja em qual área for, peça discernimento e prudência a ELE, e certamente que esta atitude de humildade, devoção e reverência, atrairá o favor divino. Daí, terás as melhores condições de lidar com algo difícil que é agir como AUTORIDADE, e assim poderás começar e concluir adequadamente com aquilo que o Senhor te encarregou de fazer. Desta forma, ficarás afastado da ameaça do "Canto da Sereia"*** do orgulho que tem acabado com muitas carreiras que podiam ser prósperas.
Não estou aqui para apontar desacertos de ninguém, pois nenhuma pessoa está isenta de cometer erros. Eu, você e todos neste mundo, têm que lutar veementemente contra os maus instintos. O certo é que ao assumir um cargo importante, o cuidado deve ser duplicado contra o perigo da arrogância, pois como bem atestou o historiador Charles Beard: "Antes de destruir alguém, os deuses inebriam de poder."
Quando Deus realmente coloca alguém numa CADEIRA ESPECIAL, Ele se responsabiliza pela nomeação. Todavia, o orgulho e outros defeitos ainda mais sérios, afastam a proteção divina sobre o escolhido. Alguns, além de perder a função, podem até sofrerem humilhações, e passarem por "consequências infelizes".
Assim, ao receber uma oportunidade de comando, torna-se imprescindível preparar-se para a responsabilidade, louvando acima de tudo a Deus para ter-se o equilíbrio exigido. E louvamos corretamente ao SENHOR, quando entendemos que nada SOMOS sem ELE, pois se procedermos deste modo, estaremos mais do que: PREPARADO PARA O CARGO.
_____________
*Ministros de confissão religiosa são aqueles que realizam celebrações, liturgias, ritos e cultos, formando pessoas de acordo com preceitos religiosos das diferentes tradições, entre outras atividades relacionadas.
**Herança, transmissão.
***Representa algo prejudicial que tem grande poder de atração em que as pessoas caem sem resistência. Na mitologia grega, as sereias eram seres, capazes de atrair qualquer um que ouvisse o seu canto. Os marinheiros, seduzidos por seu belíssimo som, descuidavam da embarcação e naufragavam.
Tudo isso é a pura verdade primo, parabéns!
ResponderExcluirObrigado primo Luciano!
ResponderExcluirGrande ensinamento. Certissimo.
ResponderExcluir"Palavras que nos oferecem reflexões e orientações valiosas para nossa prática de gestão e para a vida. São palavras que edificam e inspiram."
ResponderExcluir@lucienevasconcelos
ExcluirObrigado pelos comentários!
ResponderExcluir