Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de outubro de 2024

MATURIDADE. Quem possui? Características!



A maturidade é o estado de desenvolvimento mental, emocional e comportamental de uma pessoa, no qual ela demonstra um nível avançado de compreensão, autodisciplina, responsabilidade e capacidade de lidar com situações complexas de maneira equilibrada e sensata
A maturidade geralmente leva o indivíduo a evitar maiores problemas. O homem maduro já possui uma experiência no sentido de evitar batalhas desnecessárias que certamente perderá. O ajuizado antevê circunstâncias que o descuidado nem se dá conta. 
O mais interessante é que observamos jovens inexperientes se gabarem* da inteligência, alegando que sabem tudo. Quanto convencimento inaceitável, já que a maturidade advirá com o tempo e principalmente com as experiências PLENAMENTE COMPREENDIDAS. Sim, porque muitos passam momentos difíceis e recebem lições práticas da vida, e não dão ênfase nenhuma ao que aprenderam. Daí, erram novamente naquilo que já vivenciaram, sem que tivessem assimilado e aproveitado os ensinamentos recebidos.
Em qualquer idade, deve-se buscar a sabedoria divina, pois só assim se terá a maturidade necessária para conviver com cada etapa vivida. Jovens obedeçam aos pais, pois estes já possuem a capacidade apropriada para aconselhá-los.  
Alguns indicativos demonstram quando alguém possui maturidade, senão vejamos:
 
1. FALA POUCO: 
Falar demais pode trazer aborrecimentos. O sábio fala pouco e quando expressa algo é EXATO. Daí, as suas palavras trarão consequências positivas, pois ele ponderou muito bem o possível alcance daquilo que pronunciou.
 
2. NÃO CONTA VANTAGENS:
Normalmente o IMATURO conta vantagens de seus feitos,** que muitas vezes nem são tão impactantes. O indivíduo realmente vencedor é discreto e equilibrado, pois entende que a humildade abre bons caminhos na existência. O prudente evita alardear suas conquistas, a não ser para engrandecer Deus, o qual lhe concedeu tudo que tem.
 
3. NÃO FALA MAL DOS OUTROS:
A maturidade impulsiona a discrição, especialmente ao não se comentar infortúnios alheios. O comedido compreende que falar mal ou fofocar de alguém, além de não resolver nada, atrairá a desconfiança de que está ouvindo. Quem fala mal de outrem, também fofocará daquele que está escutando. Admiro de sobremaneira a pessoa discreta que não se incomoda com a vida de ninguém. Ao invés de falarmos mal do semelhante, devemos orar por ele. Tal atitude faz parte de uma maturidade exemplar.
 
4. EXERCITA O PERDÃO: 
O equilibrado admite que não é melhor nem pior do que ninguém. Nesse entendimento já firmado na alma, ele acredita que o perdão deve ser praticado. A maturidade estimula a prática do perdão, simplesmente por agradar a Deus e beneficiar mais a quem desculpa do que o perdoado.
 
5. ANTECIPA CERTOS ACONTECIMENTOS:
A real maturidade caminha junto com a experiência e o portador deste atributo consegue antever alguns acontecimentos antes deles ocorrerem. Contextos complicados que já foram observados e devidamente analisados, e que numa espécie de antecipação "oportuna" consegue-se evitar a repetição de algo danoso e, por conseguinte, suas más consequências. Exemplo: Você observa um mau comportamento de alguém, o que acontece com certa regularidade. Daí, para esquivar-se de chateações, procuras desviar deste tipo de companhia.
 
6. SABE DIZER "NÃO":
Como é bom pronunciar SIM para alguém. Todavia também se deve "DIZER NÃO" quando é realmente necessário. Quantos pais se arrependeram por sempre proferir sim aos filhos, quando era imperativo rejeitar algo. O não pode até machucar quem expressa, e muito mais quem ouve, mas em certos casos pode até salvar uma vida. O cauteloso diz não quando é primordial.
 
7. NÃO SE LAMENTA PARA QUEM NÃO PODE RESOLVER SEU PROBLEMA:
Muitos passam por sérias dificuldades e desabafam em "redes sociais" ou para aqueles que não possuem as mínimas condições de resolvê-las. Escolha quem pode te ajudar com conselhos ponderados, dentre pessoas realmente capacitadas para tal. Nesta opção será demonstrado um grau acentuado de maturidade. Escolher alguém correto para desabafar ou um conselheiro faz parte de uma correta rota existencial. Vale salientar que o mais "pertinente" é desabafar junto a Deus, pois Ele realmente resolve as maiores dificuldades. 

8. OUVE OS DOIS LADOS DA HISTÓRIA
Devemos escutar os dois lados da história antes de nos posicionarmos. O maduro age como juiz, não para julgar alguém, mas, sobretudo para verificar com quem está à razão numa narrativa complexa. Ouvir só um lado da ocorrência pode te induzir a apoiar algo que não há correção. A maturidade incentiva a avaliação exata do que acontece.
 
9. ASSIMILA QUE A VIDA É FEITA DE FASES:
A maturidade contempla a existência por fases. Não podemos exigir uma "inteligência madura" para uma criança. Em 1 Coríntios 13.11 (Versão NVT) está consignado um ensinamento importante que é: "Quando eu era criança, falava, pensava e raciocinava como criança. Mas, quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de criança." Não podemos exigir de indivíduos imaturos comportamentos que ainda não possuem. De igual forma é o contrário, quando homens de "meia idade" já deveriam se portar com maturidade, e agem como adolescentes.

10. PROCURA SER BEM INFORMADO:
O cauteloso permanece atento as informações importantes. Li certa vez que numa das entrevistas que Adolf Hitler concedeu, um jornalista perguntou o que lhe proporcionava medo, tendo ele respondido: "Um homem bem informado". Ouso traduzir o sentimento do tirano na seguinte assertiva: "Uma pessoa bem informada não pode ser confundida facilmente." Gosto de ser esclarecido, principalmente por aquilo que possa me fornecer subsídios para não ser enganado. 
 
Escolher bem os amigos consistirá num componente importante para um destino apropriado, e isto o indivíduo maduro sabe distinguir bem. Quanto mais cedo você descobrir quais cadeiras não pertence à tua mesa, mais tranquilas serão as tuas refeições. Frase impactante que põe ordem existencial e traz maturidade para quem tenciona tornar a caminhada cautelosa, plena, pacífica e adequada.
Por outro lado, ter maturidade não importa em conhecermos sobre tudo. Muito pelo contrário, pois sempre precisaremos aprender. Só o tolo pensa saber tudo. Não devemos ter vergonha de perguntar sobre alguma coisa que desconhecemos. Admito não ser versado*** em informática, e por isso não tenho vergonha de tirar as minhas dúvidas nessa área ou em outras. Ter maturidade é reconhecer a própria capacidade, mas acima de tudo identificar àquilo que está atrapalhando o desenvolvimento pessoal.
Quem é maduro se valoriza e não se deixa manipular por falsos argumentos. A verdadeira maturidade conduzirá na direção daquilo que é pertinente. E isto tem muito a ver com o aproveitamento das experiências adquiridas, falar pouco, o hábito da boa LEITURA, escolher bem os amigos, ter prudência e principalmente OBEDECER a DEUS.
 
_______________
   

*Enaltecerem, vangloriarem, engrandecerem.

**Conquistas, sucessos, realizações.

***Experimentado, conhecedor, sabedor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário