Escrever não é algo simples. E quando o assunto da composição é "Jesus Cristo" a dificuldade amplia. Não por Ele ser de difícil explicação, mas justamente por se ter muito a anunciar sobre o "Mestre Maior". Daí, torna-se necessário sintetizarmos o texto, para que a essência da mensagem seja melhor compreendida. Porque se nos deixarmos "levar" pelo tema, não faltarão páginas para se comentar sobre a PERSONALIDADE mais imponente* que este mundo já testemunhou.
Para começar, buscaremos defini-lo de uma forma acessível e ao mesmo tempo profunda. E nada como alguns trechos bíblicos informativos, quando preceituam que: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (João 1.1-3). Tais versículos atestam de sobremaneira a grandiosidade de Jesus Cristo, mostrando precipuamente que: Tudo no universo foi efetuado por Ele, e sem Ele nada poderia ter sido feito.
Como no passado, ainda hoje existem opiniões divergentes sobre Jesus. Muitos o viam e ainda veem como um grande homem que pregava o amor, a fraternidade, a paz e a justiça. Admiram sua preferência pelos pobres, desfavorecidos, marginalizados e desprezados. Já outros o observam como um filósofo a mais. Todavia, a importância de JESUS transpassa** qualquer entendimento humano, por mais suposições primorosas que alguém possa ter em relação a Ele.
O SENHOR é muito mais do que um homem comum, pois: "O Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1.14). Deus humanizou-se em Jesus, e Nele manifestou-se como homem. Por isso, apenas como Deus, Jesus não poderia ser visto por olhos humanos, nem ser tocado por mãos humanas. Apenas como homem, Ele não poderia transformar água em vinho, nem andar sobre a água do mar, nem ressuscitar mortos. Porém como Deus e como homem, Jesus podia fazer todas essas coisas e muito mais.
Em João 14.6 está delineada outra explicação bem adequada sobre a relevância de Jesus, quando atesta que o divino mestre é: "O Caminho, e a Verdade e a Vida."
- O CAMINHO porque ninguém vai ao PAI (DEUS) a não ser por Jesus;
- A VERDADE porque Nele encontra-se o APOGEU da credibilidade e sabedoria;
- A VIDA porque através dos ensinamentos Dele teremos uma existência terrena adequada, e principalmente a garantia da Eternidade.
Ele é sagrado, bom, majestoso, grandioso, complacente, magnânimo, poderoso, sábio, amoroso, justo e acima de tudo o "Salvador". Jesus é o nosso maior tesouro, pois alguém pode ser dono da metade deste mundo, todavia se não o tiver espiritualmente como "SENHOR", de nada valerá a riqueza acumulada.
O Rei Salomão, autor de grande parte do livro bíblico de Provérbios, é tido até hoje como o homem mais sábio que passou por este mundo, já que possuiu uma vasta sabedoria e grande conhecimento herdado de Deus (1 Reis 4.29-33). A diferença entre ele e Jesus é simples de ser detectada e ao mesmo tempo "espantosa" na sua especificação, pois: "Salomão teve muita sabedoria, e Cristo é a própria sabedoria".
NÃO HÁ NINGUÉM COMO ELE, porque Jesus é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores (Apocalipse 19.16) e dotado de uma insofismável*** capacidade redentora, sem a qual ninguém chegará a Deus. Sem Ele nada seremos e nada poderemos. Fugir do seu senhorio revela uma tamanha insanidade e falta de sabedoria, que não levará a uma trajetória adequada.
Spinosa entende Jesus como o "Símbolo da sabedoria divina" e Hegel a "União do divino como o humano". Napoleão Bonaparte confessou: "Alexandre, César, Carlos Magno e eu fundamos grandes impérios; mas, do que dependiam essas criações? Do nosso cérebro? - Não! Da força e da violência. Somente JESUS fundou o seu império sobre o amor e até hoje milhões dariam a vida por Ele."****
Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto (Isaías 55.6), pois ninguém fará por você o que ELE já fez, e só Jesus é digno de toda ADORAÇÃO.
Para concluímos com distinção, em João 21.25 está registrado que: "Jesus fez ainda muitas outras coisas além do que estão registradas no evangelho. Se todas essas coisas fossem escritas, uma por uma, acho que nem no mundo inteiro caberiam os livros que seriam escritos."
_______________
*Grandioso, magnífico, elevado, majestoso.
**Transpõe.
***Evidente, patente, claríssima, gritante.
****Pagina 149 do Livro “Os provérbios de Salomão”, Editora CPAD, Autor: E. Percy Ellis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário