Pesquisar este blog

sábado, 5 de outubro de 2024

QUEM MELHOR TE TRATA?

 
 
Geralmente faço a barba em casa. Já utilizei os serviços de algumas barbearias, e os profissionais foram competentes. Por conhecer bem meu rosto, e compreender que possuo uma pele sensível, prefiro pessoalmente me barbear, para evitar maiores ferimentos. Tenho a convicção que pelo menos nessa área, por mais competência que alguém possua, não terá mais cuidado do que eu no ato de barbear. Mas, por favor, nada contra os barbeiros, pois muitos não devem prescindir do valoroso ofício destes trabalhadores. É só uma preferência particular!
Nesta introdução, aproveitando uma experiência pessoal, recepciono a ideia que ninguém, até mesmo entre aqueles que te amam, te tratará melhor do que você mesmo. Tal entendimento é evidenciado na Bíblia, quando estipula que: "Deves amar aos outros como a si mesmo" (Mateus 22.39). Significando tal versículo que você não ama o outro, sem antes se amar primeiro.
Não espere que outrem faça mais por ti do que você mesmo, a não ser que estejas muito doente e não tenha as mínimas condições de se cuidar. Sendo assim, o precioso Deus usará alguém para te ajudar. Todavia, estando "sadio" terás mais condição e também uma maior obrigação de se PROTEGER, bem como ZELAR de quem o Senhor colocar sob os teus cuidados.
Quem se AMA toma todas as medidas necessárias que estejam na sua possibilidade para se proteger. Nisto estará presente um amor próprio, o qual te indicará "interiormente" quando não estais bem, e que precisarás agir para solucionar um problema que já está acontecendo ou que se avizinha.
Ao desenvolver o presente texto, advém no meu coração o desejo de externar aqui sobre o problema da depressão que acomete várias pessoas, e muitas destas por não possuírem o devido amor pessoal. 
A depressão tem como origem em alguns contextos a falta de amor próprio. Evidente que existem outras causas para um forte desânimo, mas não se tratar adequadamente é uma das razões que podem aprofundar as sequelas* negativas da depressão. Sim, porque quem se gosta "procurará" ajuda, seja de um amigo, familiar ou de uma pessoa capacitada.
Ninguém te tratará melhor do que você. Agora, quando nos referimos a DEUS, não tem que o supere no bom tratamento. Amamos porque o Senhor nos amou primeiro (1 João 4.19). O Altíssimo é insuperável quando tratamos de AFEIÇÃO. Você pode e deve se amar, todavia nada sobrepujará o amor divino.
Assim, que o respeito por teu CRIADOR e por ti mesmo possa aumentar ainda mais, já que: DEPOIS DE DEUS, QUEM MELHOR TE TRATA É VOCÊ. Assimile isso decididamente, e que nunca o amor próprio se afaste do teu coração.
 
______________    
 
 *Consequências, efeitos, resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário