A Crônica é um gênero textual que registra e relata pequenos acontecimentos do cotidiano, em conjunto a uma interpretação pessoal do autor, que pode ser reflexiva e/ou crítica. E é assim que tenho exposto periodicamente algumas reflexões no Blog LINHAS EDIFICANTES, retratando algumas experiências minhas ou de terceiros, no intuito de edificar os semelhantes. Assim, desenvolverei aqui um entendimento pessoal sobre algo tão misterioso que é o PENSAMENTO humano. Para compor sobre o TEMA, aproveito um acontecimento corriqueiro que vivenciei, bem como um célebre e sábio conselho que transcreverei no momento apropriado, e ensinamentos contidos na Bíblia.
Gosto de caminhar e de preferência na parte matinal, pois percebo que possuo uma energia extra neste horário. E recentemente ao me deslocar para o lugar onde costumeiramente pratico a caminhada, PENSEI "do nada" em acontecimentos que vivenciei há mais de trinta e cinco anos. Lembrei que eu e meu pai acordávamos muito cedo, e íamos pedalar de bicicleta, o que não prosperou por muito tempo, já que depois escolhemos a caminhada como atividade física principal.
Mas o que tal experiência tem de importante a respeito do tema aqui evidenciado?
Muito, porque não consigo compreender o pensamento que tive naquele momento sobre um contexto tão distante. Tal retorno ao passado demonstra a FORÇA que o PENSAMENTO possui. Pois é! O pensamento é algo poderoso, e se meditarmos de forma positiva, receberemos influências benéficas. Ao passo, que problemas advirão se pensarmos negativamente. Devemos REPELIR um pensamento nocivo e não deixar tal atitude tomar conta do "SER".
Como já evidenciado, um determinado e surpreendente pensamento pode acontecer repentinamente. Se for bom e nostálgico como o que eu tive em relação ao meu pai, será ótimo. Por outro lado, se for maléfico, devemos nos proteger e revestir a MENTE com a providencial ajuda divina. E lamento informar: Não teremos descanso contra alguns "pensamentos" instantâneos e desfavoráveis, e contra os quais travaremos lutas cotidianamente.
O mais interessante é que a grande maioria dos pensamentos maléficos ou preocupações não acontecem. Entretanto, tal constatação, não devem nos tornar "indiferentes" na luta contra tais sentimentos. Muito pelo contrário, pois o pensamento negativo influencia de sobremaneira o comportamento humano. Somos emocionalmente influenciados, e desta forma, não devemos nos deixar sugestionar, especialmente por coisas negativas.
O certo é que algumas vezes não pensamos o que queremos. O que podemos fazer em tais situações?
Vem à mente (ainda bem, um bom pensamento) a frase célebre e antológica do teólogo alemão Martinho Lutero, quando declarou: "Não podemos impedir que um pássaro pouse em nossa cabeça, mas podemos impedir que ele faça ninho." Tal expressão demonstra que é difícil inibir que um pensamento passe pela mente, mas que é possível decidir se ele será alimentado ou combatido. Devemos seguir este sábio conselho de Lutero, e lutar intensamente contra um pensamento derrotista ou algo prejudicial que tente invadir a mente. Se deixarmos entranhar* o negativismo no coração, teremos grandes contrariedades.
Pense positivamente, e quando surgir um pensamento negativo, expulse-o imediatamente da mente, e que: "Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houve algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas" (Filipenses 4.8).
Assim, PENSE, e de preferência que sejam boas meditações, e que possam objetivar ações benéficas que iluminem uma sociedade tão pessimista, e que principalmente CLAREIE ainda mais a tua existência.
_____________
*Comuns.
**Penetrar, arraigar, aprofundar, enfiar.
Acho lindo e edificante essa texto , tomando um exemplo do teólogo Martinho Lutero. Parabéns. 🥰
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
ResponderExcluirMeu primo vc mostrou muito orgulho pelo seu pai, isso hj nessa nova geração não vamos ver mais isso. Seu pai era muito ligado a nossa família 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍👍
ResponderExcluirFilipenses 4.8 - sou uma grande admiradora desse texto, procuro fazer dele um "modo de vida".
ResponderExcluirObrigado pelos comentários
ResponderExcluir