Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

PROCURE A PAZ!




Este mundo está bem conturbado, quando em alguns casos uma chateação mais forte contra o semelhante pode descambar* para algo desastroso. Na mídia em geral observamos uma série de situações, onde pessoas brigam por coisas banais. Contextos que poderiam ser resolvidos adequadamente e sem ira, por vezes terminam em tragédias, e como exemplo básico tem-se: "Uma discussão no trânsito acabar em morte."
Devemos procurar a paz incessantemente, pois ao tomarmos posicionamentos enraivecidos, podem ser criados problemas sérios de difíceis resoluções. Fuja de ocasiões e ambientes tumultuosos e deixe os conflituosos brigarem entre eles, já que: QUANDO UM NÃO QUER, DOIS NÃO BRIGAM!
No que depender de você, faça todo o possível para viver em paz com todos. Para tanto, se AFASTE de circunstâncias que possam trazer o mal para tua vida, notadamente em relação aos LITÍGIOS que podem e devem ser evitados. Empenhar-se na PAZ é necessário, e fazer tudo para alcançá-la é mais do que recomendado.
Observei na "internet" um acontecimento bem triste. Tudo começou simplesmente de um bate-boca por uma disputa de um ESTACIONAMENTO, quando um dos "valentões" terminou por assassinar o outro. Bastaria apenas que um deles tivesse o equilíbrio necessário e deixasse para lá a contenda, ou pelo menos que resolvesse a questão juridicamente, no intuito da paz se consolidar naquele momento.
Fique longe de discussões desnecessárias, pois só se sabe como elas começam, mas não se conhece como terminam, e ademais; "DEUS não é Deus de confusão, senão de paz" (1 Coríntios 14.33).
Fujo de confusão não só em razão da maturidade, mas muito mais em obediência ao que Deus requer, ou seja, procurar a paz. Alguns até me acham meio "bobo" quando outros "pisam no meu calo"** e deixo para lá, mas só tenciono EVITAR conflitos e atender ao que Deus preceitua em Mateus 5.9: "Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus." Esquivar de uma briga ou de uma disputa sem "nexo" não é fraqueza, pois só os tolos e insensatos fazem questão por desentendimentos. 
Assim, é importante reconhecer que muitos valentões morreram cedo, quando poderiam permanecer vivos, se tivesse evitado confusões. E se te chamarem de medroso, não ligue, pois: "É melhor um pacificador vivo do que um brigão abatido."
 
______________   

*Tender, derivar, resultar.

**A expressão “pisar no calo” significa irritar ou enfurecer alguém, fazendo-o perder a calma com assuntos indesejáveis ou provocativos.

sábado, 15 de fevereiro de 2025

O PULO DO GATO!

 

Antes de adentrarmos na composição com mais amplitude é necessário explicarmos este título. Pois bem, o "Pulo do Gato" é uma expressão com um significado curioso, que adveio de uma "fábula", quando a pedido da onça, o gato ensinou os truques de suas acrobacias. Se achando muito esperta, a onça teve certeza de que teria o gato em suas garras, após os ensinamentos recebidos. Daí a onça partiu para cima do gato, e ele escapuliu com um salto para trás. A onça, desapontada, lhe disse: - Ora, Mestre gato, esse pulo você não me ensinou...; - Comadre onça, respondeu o gato: o segredo deste meu pulo eu não ensino a ninguém!. Desta forma, o pulo do gato é uma forma de se referir a um segredo, truque ou explicação do sucesso, bem como a solução de algo.
Ao exercermos um talento herdado de Deus, devemos agir com humildade. E para quem necessitar não devemos esconder os métodos básicos ou as instruções necessárias de uma atividade qualquer. Entretanto, para este mesmo dom recebido do ALTO existe um SEGREDO MAIOR que será só entre você e Deus, e que não pode ser informado a ninguém, nem mesmo àquela pessoa que você mais ama.
Deus é um SER zeloso, especialmente quando requisita ao homem guardar no coração, o que só este e o SENHOR podem saber. Explicarei com um exemplo bíblico para uma melhor compreensão, utilizando o personagem "Sansão". Ele foi dotado de uma força descomunal, e que tinha um segredo por detrás, que era não cortar o seu cabelo. Sansão revelou o motivo de sua forte "energia" para a amante Dalila. E enquanto ele dormia, Dalila traiçoeiramente aparou o cabelo dele. Daí, ele perdeu a sua potência, sendo capturado pelos filisteus,* prejudicando de sobremaneira a sua caminhada que poderia ter sido bem mais vitoriosa.
Existem requisitos notórios para se fazer algo com excelência, todavia o PULO DO GATO ou o SEGREDO MAIOR de um método vitorioso não deve ser dito a ninguém, sob a pena de desatender "Aquele" que te ofertou um dom que talvez ninguém possua igual.  Quando Deus veta a divulgação de algo é para o nosso bem, especialmente daquilo que recebemos de dádiva divina, tal como: "A sabedoria para se fazer alguma coisa com relevância". E se Deus te requer que seja mantido um segredo, MANTENHA, pois evidentemente quem mais ganhará será você. Desta forma, o Senhor orienta que continues discreto quanto a certas recomendações divinas.
Alguém pode está pensando: Como Deus revela seus segredos ao homem?
O livro bíblico João 10.27 responde tal indagação, quando preceitua: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e elas me seguem." Ao seguirmos Deus pela FÉ, ouviremos sua voz em nosso coração, e os seus segredos conosco serão estabelecidos. O segredo de Deus é para aqueles que o temem (Salmos 25.14), e por consequência, continue no que você foi dotado a fazer, contando com o auxílio divino.
O Senhor tudo vê e conhece, possuindo o controle de tudo. E quando Ele pretende FAZER algo extraordinário na vida de alguém, ofertará instruções valiosas, e ministrará alguns "segredos" para serem guardados a sete chaves.** É importante informar que quem não guarda um segredo recebido de Deus, além de desobedecê-lo é uma pessoa que não merece a mínima confiança. Se alguém falta com Deus, imaginemos então com o semelhante.
Para aqueles que ainda possuem dúvidas sobre a publicação, ou seja: Como pode ser esse maior segredo? Respondemos:
  • Uma "orientação divina" para alguém fazer um ofício que ninguém FAZ. Podendo ser na confecção de uma simples bolsa ou na fabricação de um artefato bem mais valioso.
  • Também tem a ver com um método de trabalho eficaz, quando você resolve situações que os outros não solucionam.
  • Naquela sábia orientação que você recebe de Deus quando trabalha numa "Missão Específica ou Espiritual".
  • Através de uma "impressionante inspiração" para escapar daquilo que pode te trazer sérios prejuízos.
Receba aquela revelação maior da parte de Deus, e fique ATENTO. Haja com vigilância,*** não confidenciando a ninguém o segredo, e terás uma salutar manifestação do "benefício" que Deus te conferiu. O teu "pulo do gato" será usar satisfatoriamente o que Deus te confidenciou. 
Antes que me esqueça, o pulo do gato é só um título sugestivo e ao mesmo tempo "chamativo" para algo muito mais importante que é justamente utilizar-se do "segredo" maravilhoso que Deus proporciona para aquele que Nele confia. Para tanto, fique atento ao que Deus colocou no teu íntimo, e preste atenção aos SINAIS recebidos.
Assim, o que for decidido por Deus em relação a ti, revele o que pode ser revelado, mas não o maior segredo do seu dom, para que possas efetivamente crescer cada vez mais, e que o SENHOR possa afirmar: "Muito bom, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor." (Mateus 25.23).
 
_________________ 

* Os filisteus foram um povo que habitou a costa sudoeste de Canaã, no atual sul de Israel e Faixa de Gaza. Na Bíblia são descritos como inimigos dos israelitas.
 
** Antigamente era bastante comum a utilização de baús, que eram guardados sobre o mais absoluto sigilo. Tal hábito foi o grande responsável pela concepção do termo “guardado a sete chaves”, corriqueiramente utilizado quando devemos guardar ou estamos preservando um segredo de suma importância.
 
*** Cautela, precaução, prudência. 

domingo, 9 de fevereiro de 2025

PARE!


Desconheço quem seja mais paciente, gracioso e misericordioso com o homem do que Deus. Todavia, Ele põe LIMITE no erro. O Senhor é dotado de inúmeras qualidades e nenhum defeito. E baseado nesta salutar constatação, Ele possui total equilíbrio e máxima condição para JULGAR.
O certo é que ninguém consegue avaliar um ERRO como Deus analisa, e que um dia a manifestação da justiça divina se tornará explícita, especialmente contra aqueles que teimaram em desobedecê-lo.
O limite de Deus extrapola quando sua graça começa a FINDAR. Ele é perdoador por natureza, todavia chega um momento que aquele que está exagerando na DESOBEDIÊNCIA deve parar imediatamente. 
Quando Deus impõe ao homem o dever de interromper algo errado, não queira o indivíduo exceder na insubordinação. Já observei alguns que viveriam mais, contudo ousaram desobedecer persistentemente a Deus, e abreviaram suas existências em face de suas rebeldias. 
Se alguém pratica corriqueiramente algo que desagrada ao Senhor, e Ele já colocou um PONTO FINAL, não teime em continuar. Se conserte e tome um novo posicionamento na existência, agradando mais a Deus, e deixando o mau caminho. O Altíssimo é tão bom que até avisa por diversas vezes ao homem que ele está errado. E partindo dessa premissa não devemos jogar fora as oportunidades recebidas.
Tenho observado especialmente no âmbito espiritual, muitos tomando posições incorretas e contrárias ao que Deus ordena, e que se continuarem, certamente pagarão pelos erros. Como já explanado Deus é bom, mas também é justíssimo. Assim, se alguém está fazendo algo impróprio aos olhos do Senhor, SUSPENDA a má trajetória, e não queira "VER" a falta da Graça Divina.
Somos falhos, e por "vezes" não temos forças para deixar uma transgressão, mas tudo se pode "Naquele" que nos fortalece. Se Deus ainda está ofertando uma nova chance e talvez a última, para um indivíduo deixar aquilo que o desagrada, não se deve "Pagar para ver"* a fúria divina, pois existe a fronteira final no que tange ao pecado persistente.
PARE, PARE, PARE e espere o melhor de Deus para tua vida. Essa mensagem é para todos, principalmente para quem ainda não tomou uma posição de deixar aquilo que o prejudica espiritualmente. É lembre-se: Quando Deus vai tomar uma forte posição contra alguém, o homem por sua natureza "carnal, imediatista e imensamente julgadora" já teria tomando tal providência um bom tempo antes.
Assim, na OBEDIÊNCIA ao SENHOR está o segredo de uma caminhada feliz, próspera, longa e espiritual.
 
_____________  

*Aceitar um risco para saber se o resultado será ruim ou não.

domingo, 2 de fevereiro de 2025

ATORES NO PALCO EXISTENCIAL!

      Teatro Municipal de Campina Grande

Sou bem observador, pois entendo que tal ato me auxilia a dissertar sobre alguns tópicos existenciais. Normalmente, quando estou praticando minha caminhada, observo uns fazendo a mesma coisa, bem como outros correndo. E alguns param repentinamente e ficam bem simpáticos e risonhos, no intuito de serem fotografados, para depois fecharem a cara*, e continuarem os seus exercícios.
Concebo tal situação, entre esquisita e superficial. Nada contra tirar fotos, pois até gosto, todavia não mudo de semblante para aparecer bem em qualquer imagem. Até porque sou transparente, e quando não estou alegre é fácil de notar.
Não estou insinuando que todos ao agirem assim, estão mascarando sentimentos, todavia alguns são realmente: ATORES NO PALCO EXISTENCIAL; quando disfarçam emoções, demonstrando que estão felizes para aparecerem bem na "PLATAFORMA DA VIDA", numa atuação quase que teatral.
A vida não favorece aquele que esconde as emoções, ou seja, que são artificiais de comportamento. Algum dia, perturbações não analisadas, explodirão intensamente, através de "doenças psicossomáticas"**, quando foram bloqueados sentimentos negativos que deveriam ter sido expostos para pessoas confiáveis e apropriadamente tratados.
Reitero que o contexto aqui divulgado e defendido não acontece com todos que tiram fotos, mostrando seus melhores momentos. Claro que não, entretanto uns tentam apaziguar seus conflitos através de comportamentos dissociados de suas realidades. E isto aumentou com o advento das redes sociais, quando alguém pode se mostrar "ao vivo" para quem quiser assistir. O mais impressionante é que neste palco existencial, geralmente é demonstrado um lado agradável, através de sorrisos nem sempre condizentes com o concreto. Sei do que estou aqui expondo, pois através das minhas páginas na internet, recebo mensagens regulares de pessoas pedindo ajuda, e que para a sociedade demonstram estarem satisfeitas, mas que na realidade não estão nada bem.
Sou adepto da celebração. Evidente que devemos celebrar, mas acima de tudo pela satisfação por algo conquistado, ou por se encontrar efetivamente feliz. 
Mas, como devemos nos portar a respeito de nossas emoções?
SENDO ACIMA DE TUDO VERDADEIROS. A Bíblia preconiza que há tempo para tudo. Haverá dia de contentamento, todavia haverá dia ruim. Naturalmente, teremos que passar por situações complicadas. É a vida! Desta forma, nada de demonstrar que está bem ser verídico. E o mais estranho é que a grande maioria do que estão observando "publicações fantasiosas" nas redes sociais, por vezes só estão curiosas, e nem aí para o que alguém está efetivamente vivenciando.
Vamos deixar para os grandes atores representarem no cinema, teatro, televisão e nos palcos adstritos a esta realidade artística.
Sejamos verdadeiros com nossas emoções. Não para agradar a terceiros, mas, sobretudo por nos fazer bem. Se estamos alegres, ótimo. Se não, nada de mascararmos sentimentos que possam nos prejudicar.
É importante admitir que só teremos autocontrole e alegria, quando nos sujeitamos ao Senhor. Só Deus conhece o mais íntimo do homem, e Ele sabe como AGIR em qualquer problema, inclusive o de fundo emocional. Deus controla as nossas perturbações, afugentando a ANGÚSTIA, bem como influenciando positivamente a mente humana. Ao estarmos sobrecarregados e oprimidos, devemos ir de encontro a Deus, e Dele recebermos alívio (Mateus 11.28).
Assim, não sejamos ATORES NO PALCO EXISTENCIAL, já que só nos fará mal agirmos com hipocrisia.
 
______________
 
*A expressão "fechar a cara" é uma gíria que significa demonstrar irritação, mau-humor, descontentamento ou desagrado.
**As doenças psicossomáticas ocorrem quando pensamentos e sentimentos reprimidos ou não trabalhados se manifestam no corpo, causando dores ou doenças físicas.