Pesquisar este blog

sábado, 15 de março de 2025

NÃO DEU LIGA, MAS....

Acredito ser necessário explicar a expressão que nomina o texto. Pois bem, "não dá liga" é uma afirmação muito utilizada no contexto do futebol, quando o time é formado com ótimos jogadores (craques) e não chega a prosperar como devia num campeonato qualquer. Ou seja, o conjunto não deu certo.
Não deu liga também significa a inexistência de afinidade em algo, e como exemplo temos: Um casal que não possui compatibilidade na relação, quando não acontece a tão esperada "concordância" que tanto beneficia.
Recentemente, ao praticar uma caminhada, presenciei uma cena entre "inesperada e hilariante", e que foi a seguinte:
  • Um casal passou por mim em via oposta, quando do nada começaram a discutir sobre o posicionamento de cada um deles na trajetória. Ocorre que isto pode até acontecer de forma "tranquila" quando um deles pretende mudar de posição. Mas, no caso em questão, a mulher começou a gritar, alegando que o parceiro tinha invadido o seu espaço atrapalhando-a, fazendo uma "tempestade no copo d’água"👇 por algo tão simples. Daí, eles resolveram trocar as posições não tão amigavelmente e prosseguiram no percurso. Continuei também caminhando, e ao meditar sobre o ocorrido, cheguei a uma elementar e coerente dedução: "Este relacionamento não deu liga, pois inexiste afinidade entre aqueles dois."
Afinidade é algo importante em muitas coisas, desde uma convivência comercial mais despretensiosa até um relacionamento mais profundo como o casamento. Afinidade, entre outros sentidos, significa: anuência, entendimento, semelhança e empatia. Normalmente, a afinidade transparece numa relação, quando acontece um envolvimento harmonioso entre os parceiros.
Falta sintonia e sobra egoísmo, quando um casal discute publicamente, não estando, logicamente, o entrosamento presente. No sentimento do gostar e do amor verdadeiro, não há espaço para individualismo e intransigência. Na afinidade o interesse do casal vai além do pessoal, pois se consubstancia um vínculo profundo que faz com que haja reciprocidade de sentimentos. Desta forma, ocorrerá a valorização do companheiro que tornará a convivência mais significativa e agradável. 
Se você estiver próximo a entrar em algum relacionamento mais sério ou até mesmo num empreendimento qualquer, analise detidamente se existem as devidas condições para ocorrer uma fusão de sentimentos e pensamentos. Daí, se positivo, ocorrerá uma convergência segura no intuito da relação ou o negócio prosperar.
Mas, como pressupor se a "Liga Necessária" ocorrerá?
  1. Pelos "sinais" evidenciados.
  2. Por um comportamento constante.
  3. Pela doação recíproca de respeito e afeição.
  4. Pelo ambiente propício. A boa energia reinante num determinado cenário demonstra uma positividade que levará a um bom futuro.   
  5. Unidade de ideias seja na concepção de um simples negócio, e muito mais num relacionamento importante.
  6. Na plena concepção do que você realmente quer de sua vida.
  7. E em especial, a obediência da vontade divina.
Se podes "ainda" escolher circunstâncias onde a "LIGA" possa ser estabelecida satisfatoriamente, ótimo. 
E quanto "aqueles" que o desfazimento para algo que não está dando certo é bem mais difícil, ACREDITEM que DEUS transforma qualquer panorama. Assim, SE NÃO DEU LIGA, tenha fé no Senhor, e creia na transformação da conjuntura, pois: "Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis" (Marcos 10.27).

______________

👉 A expressão idiomática “Fazer uma tempestade no copo de água” significa ter uma reação ou preocupação exagerada, ou ainda fazer confusão sobre uma situação que possui uma solução fácil.

Um comentário: