Pesquisar este blog

sábado, 29 de março de 2025

SALMO 32. A bênção do perdão!

 
O Salmo 32 tem como mensagem principal mostrar a FELICIDADE daquele que é perdoado por Deus. Uma grande bênção que recebemos do SENHOR é a absolvição dos nossos pecados, ocorrendo como consequência o cancelamento das dívidas atinentes aos erros praticados. Daí, na continuação da obediência a Deus, tendo evidentemente Jesus Cristo como nosso Senhor e bastante salvador, alcançaremos a SALVAÇÃO ETERNA.
Este Salmo identifica com ênfase que o homem é bem-aventurado por ter sua transgressão perdoada, e como efeitos ocorrerão:
  • O esquecimento por Deus do pecado perpetrado.
  • Anistia plena.
O indivíduo que possui uma consciência mínima, a culpa o perseguirá quando pecar. E se o seu interior não for adequadamente tratado, até "doenças" advirão desta conjuntura. Logo, ele deve se reconciliar com Deus, e retirar o peso de suas costas* que lhe é imposto pelo pecado contumaz** e não admitido. 
Reiteramos, que quando reconhecemos nossas transgressões, seremos perdoados (Salmo 32.5). E no exato momento que o pecado é confessado, estaremos prontos para receber a plena INSTRUÇÃO divina, com ensinamentos apropriados para continuarmos na caminhada existencial. 
Uma das diferenças entre o FIEL e o ÍMPIO é que o homem leal a DEUS reconhece suas falhas, e desta forma terá a efetiva proteção DELE. Já o ímpio enquanto não se arrepender, continuará fora do amparo divino. No Senhor nos escondemos dos males desta vida, sendo preservado da angústia, e consequentemente nos alegraremos pelos livramentos recebidos.
Desta forma, o Salmo 32 nos ensina duas orientações básicas sobre o PERDÃO:
  1. A clemência de Deus é a fonte de entrada para a felicidade espiritual, já que sem a concretização da desculpa divina, não ocorrerá no "emocional" do indivíduo a libertação das más consequências do pecado.
  2. O perdão só se concretiza efetivamente, quando há confissão e o abandono do pecado. Desta maneira, o Arrependimento + Abandono = ABSOLVIÇÃO. Este é o somatório glorioso da remissão divina e vitória sobre o pecado.
Aquele que recebe o perdão se ALEGRE e cante animadamente, pois a felicidade espiritual fará parte daquele que É e SE SENTE perdoado.  

_____________

*É uma metáfora para descrever a sensação de ter uma pressão que pode está prejudicando alguém.

**Persistente, frequente, constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário