- Em torno das sete horas da manhã, estava me dirigindo ao centro da cidade de Campina Grande. Ao parar num sinal, um mendigo me pediu uma moeda, e expliquei que não tinha. Ele de imediato me recomendou: "Tudo bem, mas amanhã traga duas", no que respondi: "Sim senhor!"
Confesso que me diverti com o fato inesperado, lembrando da famosa frase: "Manda quem pode, obedece quem tem juízo". Tal ditado é bem conhecido e amplamente reproduzido. Normalmente é utilizado quando um subordinado não se sente confortável para questionar uma ordem superior.
O princípio de autoridade já está estabelecido desde os primórdios dos tempos, até mesmo para que a civilização tivesse certa ordem. Uma autoridade maior serve como parâmetro* para que determinada nação ou região possam ter a mínima organização, especialmente naqueles estados ditos democráticos. Quando não existe autoridade constituída, tende-se a desorganização que pode até levar ao caos social.
Todos passarão por comandos maiores, já que por maior autoridade que alguém possua ou imagina ter, automaticamente terá um poder maior que o dele, e a quem deverá submissão.
Os presidentes das nações mais desenvolvidas e poderosas do mundo, mesmo com todos os seus poderes, terão pelo menos outros de plena igualdade. E estes "iguais" em força, mesmo que não queiram se sujeitarão a DEUS que é a maior autoridade do UNIVERSO.
Um indivíduo, seja de qual condição for, só irá ate onde o Senhor permitir. Muitos ainda não têm noção do poder divino. Lembro de alguns poderosos que passaram por este mundo, tais como: Júlio César, Nero, Alexandre Magno, Napoleão Bonaparte, Hitler, Sadan Hussein, entre outros, e onde estão agora? Cadê o PODER deles?
O Salmo 37.35-36-38 responde tais questionamentos, ao preceituar: "Vi o ímpio com grande poder espalhar-se como a árvore verde na terra natal. Mas passou e já não aparece; procurei-o, mas não se pôde encontrar. Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e as relíquias dos ímpios serão destruídas."
É do historiador Charles Beard uma frase interessante que sintetiza muito bem o aqui exposto em relação a certos poderosos, que é: "Antes de destruir alguém, os deuses o inebriam de poder." Os deuses deste mundo, tais como: vaidade, orgulho, malícia, tirania, desonestidade, etc., enganam os impiedosos, os quais imaginam possuírem poderes ininterruptos, todavia não passarão de vantagens efêmeras.
O Deus verdadeiro é o único que a sua ORDEM deve ser integralmente cumprida, mesmo que OUSEM discordar, já que:
- "Não há absolutamente ninguém comparável a DEUS, ó Senhor; tu és grande, e grande é o poder do teu nome" (Jeremias 10.6).
- "O Senhor é grande e muitíssimo digno de louvor, ele deve ser o mais temido que todos os deuses." (1 Crônicas 16.25).
Assim, glória somente ao "EL SHADDAI" (Deus Todo Poderoso).
_______________
*Padrão, critério, orientação.