Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de abril de 2025

CUIDADO NA MISTURA!


 
Gosto de comida italiana, e na maioria das vezes ao preparar este tipo de alimento, costumo combinar bem as opções na montagem. Só que certa vez montei um prato italiano, e o gosto não ficou adequado. Algo não combinou bem, pois coloquei uma opção que destoou* do restante escolhido. Tenho para mim que misturei precipitadamente um molho com outro, e como experiência adquirida, APRENDI definitivamente que para meu paladar: Dois molhos diferentes não se misturam
Pois é, determinados condimentos** são até agradáveis, mas ao se MISTURAREM em uma determinada alimentação, pode suceder que a comida não fique apetitosa. Da mesma forma, é a caminhada existencial, pois podemos colocar tudo a perder, desde que não façamos as melhores opções.
Alguém pode ser inteligente, dedicado, profissional, dotado de boas intenções, todavia uma escolha infeliz pode até destruir uma biografia. Basta ele possuir uma amizade, em que todos ACERTADAMENTE apontem como um relacionamento prejudicial. Neste caso, esta pessoa terá muito a perder se não tirar imediatamente esta mistura de sua vida. A combinação de uma VIDA EFICAZ com um GRAVE DEFEITO ALHEIO não levará a um bom caminho.   
Escolher bem é importante. Um passo errado ou uma alternativa equivocada pode atrasar o sucesso de alguém, quando não conduzir a uma situação pior.
Tens tido cuidado com as escolhas? 
Preste atenção nas mínimas alternativas, bem como nas maiores decisões, para que péssima COMBINAÇÃO não torne o teu caminho embaraçado.
Na perspectiva de uma convivência mais aproximada, tenha a vigilância redobrada, especialmente se não conhecer bem alguém. Procure distinguir o caráter do semelhante, antes de iniciar um relacionamento mais aprofundado.
Uma expressão que ilustra bem o contexto que aqui tratamos é: "As raposinhas estragam a videira". Tal frase atesta que pequenas coisas podem ter grandes impactos existenciais, especialmente ao longo do tempo. Aquilo que não se dá maior importância é justamente o que pode derrubar alguém. O que se vê como minúsculo pode prejudicar, senão hoje, mas futuramente. Detalhes mínimos e negativos, quando relegados ao segundo plano, podem impulsionar a efeitos altamente desfavoráveis.
Conheço alguém que poderia ter uma boa existência, mas na combinação de "péssimas amizades" junto com o vício da bebida, tem abalado fortemente a sua caminhada. E quando conversamos, ele sempre afirma que:
  1. Necessita destes amigos.
  2. Todo mundo (Sic)*** bebe. 
  3. Tal situação não lhe prejudica.
  4. Ninguém pode julgá-lo.
Entristeço-me ao observar uma existência sendo tragada por misturas prejudiciais, que para aquele rapaz é observado como "minúsculas", mas TEMO que se não forem devidamente erradicadas, poderão prejudicá-lo fortemente.
Assim, com quem você se mistura?
Saiba escolher as companhias, e não esqueça: LUZ NÃO COMBINA COM TREVAS!
 
____________
 
* Desarmonizou, divergiu, discordou.
** Tempero, especiaria.
*** "Sic" é uma expressão latina que pode ser usada quando o autor discorda da opinião transcrita na citação ou ainda empregado para transcrever erros de português cometidos por outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário